Menu
Brasília

Lojas, shoppings e feiras do DF deverão fechar por causa de coronavírus

A medida tem como objetivo preservar a saúde de comerciários, lojistas e consumidores, para evitar a propagação do coronavírus

Redação Jornal de Brasília

18/03/2020 17h22

Aline Rocha e Catarina Lima
[email protected]

Em edição extraordinária do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, restringiu ainda mais o contato entre pessoas para reduzir a proliferação do vírus. 

Áreas de grande circulação estarão fechadas a partir desta quinta-feira (19), como o Parque da Cidade, Parque Olhos D’Água, shoppings, Feira da Torre e Feira dos Importados não poderão receber o público. O decreto prevê, também, o fechamento do Zoológico e de parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e afins.  O Zoológico e boates e casas noturnas também deverão fechar. 

A iniciativa – uma alteração do decreto 40.520 – foi anunciada nesta quarta (18) durante entrevista coletiva do secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo.

De acordo com o secretário, existem hoje no Distrito Federal 34 casos confirmados de coronavírus. Embora trabalhe para evitar a explosão da contágio, o governador Ibaneis Rocha, a frente da comitê executivo que faz gestão da crise, está negociando a abertura de mais leitos em unidades de terapia intensiva, para atender os casos graves da doença que possam ocorrer. Francisco Araújo adiantou que o GDF disponibilizará ainda esta semana 15 leitos no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), 15 no Hospital Regional de Taguatinga e 60 na unidade hospitalar de Santa Maria. Ibaneis também está tratando da disponibilização de novos leitos com o Hospital da Polícia Militar.

Embora o ministério da Saúde tenha afirmado que já existe transmissão comunitária do coronavírus no Distrito Federal, o secretário de Saúde do DF negou a informação. Os seis casos que segundo o Ministério poderiam ser de transmissão comunitária, seguem em investigação. Hoje em Brasília existem sete pessoas internadas na rede pública de saúde com coronavírus. Quatro delas são crianças, cujos casos ainda não estão confirmados. As outras três são adultas, sendo que uma é uma mulher que segue em estado grave na UTI do HRAN.

“Não adianta as academias estarem fechadas e as pessoas irem para o parque fazer exercícios em grupo. É preciso ter consciência”, apelou secretário.

Telefones congestionados

Os telefones 190 e 199 disponibilizados pelo GDF para tirar dúvidas da população sobre o coronavírus estiveram congestionados durante todo o dia de ontem. O governo local informou que o congestionamento do sistema aconteceu devido ao grande número de ligações recebidas. Para resolver a questão mais linhas serão colocadas a disposição do público. O secretário também garantiu que está sendo feito uma readequação da frota de transporte para que os ônibus não trafeguem lotados aumentando, assim, a chance contaminação das pessoas.

A secretaria de Saúde garantiu que no DF existem insumos de saúde necessários para os próximos dias para, mas que será feito um reforço no estoque. Ontem, a secretária desmentiu que faltem equipamentos de proteção individual para profissionais do Hospital de Base e garantiu que todos os protocolos estabelecidos pelo ministério da Saúde estão sendo seguidos. No entanto, o Instituto de Gestão Estratégia de Saúde do DF (IGEES-DF) apelou aos servidores para que evitem o desperdício dos equipamentos, para que os estoques existentes não sejam comprometidos.

Veja o que fecha

  • Zoológico;
  • Parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais e afins;
  • Boates e casas noturnas;
  • Atendimento ao público em shoppings, clubes recreativos e feiras populares.
  • Lojas de shoppings fecharão aos domingos e feriados

Durante a manhã desta quarta-feira (18), os presidentes do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista), Edson de Castro, e do Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindicom), Gerlada Godinho, se reuniram para tratar o tema. 

Os dois sindicatos emitiram nota depois de assinatura de Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho abordando a suspensão temporária do trabalho até o fim de abril.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado