Menu
Brasília

Inverno pode trazer incêndios florestais ao Centro-Oeste

Calor em excesso, baixa umidade relativa do ar e diminuição das chuvas deixam região suscetível às queimadas

Willian Matos

19/06/2019 13h04

Foto: Gabriel JaburAgência Brasília

Da redação
[email protected]

O inverno começa às 13h da próxima sexta-feira (21), devendo trazer temperaturas acima da média para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. No Centro-Oeste, é possível vermos incêndios florestais entre agosto e setembro por conta da baixa umidade relativa do ar, a diminuição das chuvas e o calor em excesso.

A média da umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 30%, tendo, em alguns momentos, picos mínimos abaixo de 20%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar da chance de o Centro-Oeste sofrer as queimadas, o Inmet informa que a região Norte é a mais suscetível aos incêndios florestais, entre a metade do inverno e o início da primavera.

Quanto à Região Sul, o Inmet prevê que a maior frequência das frentes frias contribuirá para variações nas temperaturas ao longo do trimestre e antecipa que as temperaturas médias devem permanecer acima da média climatológica. A exceção é a metade sul do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina, onde o inverno deverá ocorrer dentro da normalidade. Para essas duas áreas, estima-se que as temperaturas atinjam valores abaixo de 0º C em áreas serranas e planalto, principalmente no mês de julho.

Com informações da Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado