Menu
Brasília

Índios se reúnem na Esplanada e organizam protesto no Congresso

Arquivo Geral

25/04/2017 14h51

Breno Esaki

Keven Garcia
[email protected]

Cerca de 800 índios estão reunidos, na manhã desta terça-feira (25), no gramado ao lado do Teatro Nacional. Eles participam do 14º “Acampamento Terra Livre (ATL)” e esperam a presença de mais de 3 mil indígenas de todo o país até a próxima sexta-feira (28). O ato segue pacífico.

De acordo com a organização, esta será a maior mobilização indígena realizada na capital federal nos últimos anos. Estão previstos protestos, marchas, atos públicos, audiências com autoridades, debates e atividades culturais.

Por volta das 14h, os índios seguirão para o Congresso Nacional, onde irão protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere do Executivo para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas. Segundo manifestantes, a proposta é um “retrocesso nos direitos indígenas”.

“Nós somos povos originários e pertencemos a esta terra, então, acima de tudo, temos que ser respeitados e consultados”, disse Marivelton Baré, diretor da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro e representante de 23 povos indígenas.

Ainda segundo Marivelton, as tribos têm enfrentado problemas com a demarcação de terras que não estão sendo homologadas. Além disso, o diretor afirmou que a saúde indígena se encontra em situação precária.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado