Menu
Brasília

Iges-DF espera Ministério Público para iniciar obras do PET Scan

Segundo instituto, milhares de pessoas aguardam o funcionamento do equipamento, que permite diagnosticar doenças graves com precisão

Willian Matos

23/08/2019 13h46

Foto: Divulgação/Iges-DF

Willian Matos
[email protected]

O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) trabalha colocar em funcionamento o PET Scan, equipamento utilizado para diagnosticar, com precisão, doenças como cânceres e tumores. O instituto assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) no dia 22 de maio deste ano e agora espera manifestação do do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para conclusão do processo.

Este é um modelo de PET Scan. Foto: Reprodução

O TAC foi chancelado pelo diretor-presidente do Iges-DF, Francisco Araújo, o diretor comercial, Saulo Áreas e outros representantes da empresa fornecedora do equipamento. “Colocar o PET Scan para funcionar é uma das nossas prioridades. Sabemos da importância desse equipamento para oferecer um diagnóstico mais preciso e, por isso, estamos acompanhado o processo diariamente e fazendo tudo o que está ao nosso alcance”, afirmou Araújo.

“Existem milhares de pessoas aguardando nas filas para fazer exames de imagem há anos. Essa situação não pode continuar assim.”

Mais sobre o PET Scan

Com o custo de 1 milhão de dólares o PET Scan é fruto de uma compra realizada pela gestão de 2013. À época, o equipamento foi adquirido sem ter à disposição uma sala adequada para que ele funcionasse.

O PET Scan é considerado um dos mais modernos para diagnosticar e acompanhar diversas doenças com precisão, como cânceres e tumores. Ele pode realizar entre 12 a 15 exames por dia. Atualmente, na rede pública de saúde, o exame equivalente disponível é a tomografia, que é menos precisa.

A rede pública de saúde do DF conta apenas com uma unidade. O PET Scan está parado há cinco anos. Destinado para funcionar no Hospital de Base (IHBDF), ele está na sede do MPDFT aguardando os trâmites judiciais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado