Menu
Brasília

IFB reforça parceria com Secretaria de Saúde com ações para 2020

Equipe de professores apresentará mais um módulo com o conteúdo programático focado em uma metodologia específica para a área de atendimento ao público

Redação Jornal de Brasília

10/02/2020 15h04

Foto: Agência Brasília

O Instituto Federal de Brasilia (IFB) inicia mais uma turma de formação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para os servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. A parceria firmada, em 2019, trata da oferta de formação em Libras – e até o momento 300 servidores já foram capacitados no primeiro módulo, ministrado pelo IFB.

Para o programa da nova capacitação, a equipe de professores, todos fluentes em Libras, apresentará mais um módulo com o conteúdo programático focado em uma metodologia específica para a área de atendimento ao público.

A atividade será ministrada pelo professor do Instituto Federal de Brasília, Leandro Torres, mestrando na pós-graduação em Estudos da Tradução, na Universidade de Brasília. O professor é surdo, ou seja, tem como sua primeira língua – a Língua Brasileira de Sinais – atuando no Campus Taguatinga. Entre os diferenciais do curso estão as dinâmicas próprias de ações inclusivas e a abordagem para um atendimento ao público mais humanizado; além disso, o material didático será disponibilizado de forma online e conta com imagens ilustrativas.

A aula inaugural acontece amanhã (11.02), no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), para 40 servidores da Secretaria e, ainda este semestre serão disponibilizadas mais 80 vagas para o curso intermediário, com realização prevista no Campus Brasília. “A oferta desses cursos é um grande benefício à comunidade surda – eles se sentem mais seguros e bem atendidos, sem passar por constrangimentos na hora do atendimento”, Valdilene Chaves Furtado de Oliveira, professora de Libras.

“Hoje o IFB tem um quadro de professores altamente qualificado para formação profissional em atendimento às especificidades da sociedade. Estamos abertos para dialogar com as instituições que prestam serviço à população e, principalmente, para apoiar ações que vão ao encontro da legislação de inclusão social vigente. Além disso, as atividades reforçam à missão do IFB como fomentador social na ampliação de atendimento ao cidadão surdo do Distrito Federal”, esclarece Alessandra do Carmo Fonseca, Coordenadora de Políticas Inclusivas.

Aula Inaugural de Libras para SES/DF

11 de fevereiro (terça-feira), às 14 horas
Hospital Regional de Taguatinga (HRT)/ Setor C Norte Área Especial 24

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado