Menu
Brasília

Hospitais do DF ganham aparelhos para realização de endoscopia

Atualmente, apenas o Hospital de Base faz este tipo de exame. Duas mil pessoas esperam por uma endoscopia na rede pública do DF

Willian Matos

02/07/2019 13h51

Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília

Willian Matos
[email protected]

Os hospitais regionais de Gama, Taguatinga, Sobradinho e Ceilândia passarão a oferecer exames de endoscopia à população. Oito torres do equipamento que realiza o procedimento chegaram à rede pública de saúde nesta semana.

Atualmente, só o Hospital de Base faz endoscopia. Com a chegada das torres, a tendência é acelerar os exames desta natureza na rede pública do DF e reduzir a fila atual de, aproximadamente, duas mil pessoas. Os aparelhos custaram R$ 2,4 milhões e serão instalados na próxima segunda-feira (8).

Ainda sobre a instalação, a diretora de Engenharia Clínica, Luciana Farias, afirma que um cronograma está sendo montado, de acordo com a situação de cada hospital. “Estamos montando, junto à Subsecretaria de Atenção Integral à Saúde e à empresa vencedora da licitação, o cronograma de instalação, de acordo com a necessidade de cada unidade”, explica. Segundo a Secretaria de Saúde, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) deve ser o primeiro a receber o aparelho.

Endoscopia

O exame coleta imagens em tempo real do aparelho digestivo, do esôfago ao duodeno, passando pelo estômago e serve para o diagnóstico de muitas doenças que acometem, direta ou indiretamente, essa região. Entre as principais estão refluxo, gastrite, úlceras, pólipos, doenças infecciosas e câncer em estágio inicial e avançado. Com informações da Secretaria de Saúde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado