Menu
Brasília

História da cidade contada por meio de relatos de 50 pioneiras

Arquivo Geral

18/04/2011 6h00

João Pedro Netto
[email protected]

 

Uma reverência a 50 mulheres pioneiras da capital federal. Essa é a proposta da exposição Poeira & Batom no Planalto Central, que está em cartaz na praça central do  ParkShopping, até 30 de abril, com entrada franca.  Fotos da construção de Brasília, objetos da época,  um veículo de três rodas –  primeiro produto da indústria automobilística brasileira –, material de propaganda, periódicos da década de 1960  e a exibição de um documentário complementam a história dessas mulheres que participaram da construção da cidade.

 

“Resgatamos os relatos e experiências preciosas de bravas mulheres que chegaram nos primórdios de Brasília. A pesquisa resultou em uma exposição fotográfica, no filme documentário de 58 minutos e no livro. Na exposição, apresentamos objetos pessoais, fotos antigas e documentos raros pertencentes às mulheres entrevistadas”, conta a curadora e coordenadora do projeto, Tânia Fontenele.

 

Durante a elaboração do trabalho, foram entrevistadas 46 mulheres que chegaram a Brasília entre 1957 e 1960. Além destas, quatro outras foram selecionadas como homenageadas simbólicas. São elas Irmã Olga, uma das fundadoras das Pioneiras Sociais; Guiomar de Arruda Câmara, membro da comissão Poli Coelho em 1946, que demarcou o local da nova capital; Tia Neiva, caminhoneira no início de Brasília e depois líder espiritual no Vale do Amanhecer; e Fumiko Kannegae, agricultora, integrante de uma das primeiras famílias japonesas que chegaram a cidade em 1956.

 

 

Leia mais na edição desta segunda-feira (18) do Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado