Menu
Brasília

Governo prepara mutirão de reparo em área atingida pelo temporal no DF

Arquivo Geral

06/02/2019 15h33

Estragos após a chuva em Samambaia. Foto: Divulgação

Jéssica Antunes
[email protected]

O Governo do Distrito Federal prepara um mutirão de reconstrução da área atingida pelo temporal que caiu sobre a capital. Segundo o governador Ibaneis Rocha, uma força-tarefa está marcada para o sábado (9), para reparar principalmente as casas destelhadas pela força do vento, que chegou a 60 quilômetros por hora. Ele pediu apoio de empresários do setor para que doem materiais em auxílio aos moradores mais carentes.

“Já estamos dando assistência, mas tem muita gente carente que não tem condições de comprar material. Estou fazendo um apelo para os empresários de construção civil que nos ajudem e doem telhas, madeira, cimento”, afirmou o chefe do Executivo local nesta quarta-feira (6). A Secretaria de Obras reúne as informações e demandas para elaborar o plano de ação que será colocado em prática neste fim de semana. A atuação do governo deve ser especialmente em Samambaia, área mais afetada pelo temporal.

Ali, a estimativa da Defesa Civil é de que 30 casas tenham sido destelhadas em pelo menos três pontos. Somente na Quadra 512, 13 residências tiveram telhas arrancadas total ou parcialmente. Na 317, uma mureta na frente de um imóvel foi derrubada. Ao todo, segundo o Corpo de Bombeiros, houve registro de mais de 70 chamados para desabamentos de árvores só em Samambaia. Carros foram atingidos na QR 216 e na QN 206. Na QS 310, a chuva arrancou árvores e derrubou a estrutura de ferro de um campo esportivo.

Administradora Regional de Samambaia, Glayce Helena estima que a limpeza da cidade dure até o fim de semana. Desde a noite de terça-feira (5), o Corpo de Bombeiros e a Novacap tiram os galhos das ruas, cortam troncos, fazem poda e recolhem placas levadas pela ventania. Novacap, CEB e SLU também atuam em modo emergencial. Até a madrugada, agentes da Defesa Civil deram ajuda humanitária a 12 famílias atingidas e distribuíram colchões, cobertas e cestas básicas.

De acordo com a gestora, a campanha de doação citada pelo governador se estende a materiais de construção e móveis para aqueles que perderam tudo durante a tempestade. Itens podem ser entregues no Parque de Serviços da Administração Regional, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Em 2016, Samambaia também foi a área mais afetada por um temporal. Naquela época, porém, o estrago foi mais localizado, deixou cerca de cem mil famílias desabrigadas e um homem morto após um muro cair em sua cabeça. Agora, a ventania e a forte chuva percorreram a região de norte a sul. “Toda hora chega alguém na administração pedindo ajuda”, revela Glayce.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado