Menu
Brasília

Tempestade provoca estragos em Samambaia e desabriga cerca de mil famílias

Arquivo Geral

20/10/2016 8h49

Cerca de mil casas foram destelhadas. Foto: Hugo Barreto

Chuva e vendaval provocaram estragos e o desespero de famílias em Samambaia, na noite dessa quarta-feira (19). Cerca de mil casas foram destelhadas e vários moradores ficaram sem energia. Uma igreja da quadra 425, onde ocorria um culto, desabou. A forte ventania também derrubou inúmeras árvores sobre carros, o muro de uma creche e um poste de iluminação pública.

O temporal durou cerca de 15 minutos. Segundo o Corpo de Bombeiros, um homem de 32 anos teve de ser transportado ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), com fratura no braço esquerdo e escoriações. Por volta das 6h desta quinta (20), a corporação havia atendido 22 ocorrências, todas sem gravidade.

O governador Rodrigo Rollemberg e o vice-governador Renato Santana estiveram em Samambaia ainda na noite dessa quarta-feira dando apoio às vítimas. Rollemberg disse que ter ficado impressionado com estrago e afirmou que Governo de Brasília dará todo o suporte necessário para a população atingida.

CBMDF/Divulgação

CBMDF/Divulgação

A Defesa Civil e os Bombeiros estão recebendo as vítimas em um centro de apoio montado na quadra 115 de Samambaia Sul, próximo ao Centro de Atenção Integral à Criança (Caic). Lá, a população faz um cadastramento e informa o que foi destruído em sua residência.

No ápice do temporal, além das ocorrências registradas na Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade), vários moradores, em desespero, abardavam viaturas dos bombeiros nas ruas, pedindo auxílio. O Corpo de Bombeiros atuou com 18 viaturas e 86 militares de vários quartéis.

CBMDF/Divulgação

CBMDF/Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuva ao longo do dia. O céu permanecerá nublado e com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil farão um sobrevoo na região afetada para mensurar os estragos.

Esplanada dos Ministérios

No início da noite dessa quarta, a chuva acompanhada por fortes ventos derrubou cerca de 20 tendas e várias barracas de militantes da Frente Nacional de Luta (FLN), em frente à Biblioteca Nacional. Segundo a organização do movimento, cerca de 2.200 pessoas estavam no local no momento do desastre.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis pessoas ficaram feridas e precisaram de transporte ao hospital. A vítima com estado de saúde mais grave é uma mulher de 41 anos, que sofreu trauma e corte na cabeça. Ela foi conduzida, inconsciente, ao Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Oito viaturas e 31 militares foram mobilizados para a ocorrência.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado