Menu
Brasília

GDF faz testes com trem que liga Brasília a Valparaíso-GO

Um trem não-oficial fará a primeira viagem nesta manhã, a partir das 8h30

Willian Matos

04/06/2019 7h42

Foto: CBTU/Divulgação

Da redação
[email protected]

O Governo do Distrito Federal (GDF) começa a fazer testes reais com a via ferroviária que liga Brasília a Valparaíso-GO nesta terça-feira (4). Um trem não-oficial fará a primeira viagem nesta manhã, a partir das 8h30. Ele sairá da Estação Rodoferroviária e segue para o Entorno.

O trem irá transportar o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB); o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Paulo Roriz; o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro; o secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Jean Pejo; e um representante da VLi, concessionária responsável pela linha.

Por enquanto, o trem só vai fazer o trajeto de ida. O vagão que irá rodar hoje é experimental, e só tem capacidade para 10 pessoas, sendo apenas sete passageiros. O objetivo é fazer testes e verificar uma manutenção feita recentemente na malha ferroviária. O tempo também será cronometrado.

A ideia, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), é verificar a recente manutenção realizada na malha ferroviária, além de contabilizar o tempo estimado de deslocamento, quando a operação estiver regularizada. A viagem experimental deveria ter acontecido em janeiro, mas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) pediu tempo para novos estudos, o que atrasou o cronograma.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado