Menu
Brasília

Gasolina é vendida até R$ 0,20 mais cara em postos do DF

Arquivo Geral

28/05/2018 12h25

Foto: Breno Esaki/Jornal de Brasília

Jéssica Antunes
[email protected]

A mudança na composição do combustível em virtude do desabastecimento é sentida no bolso do motorista. Nos postos do Distrito Federal, a gasolina é vendida até R$ 0,20 mais cara. Na manhã desta segunda-feira (28), caminhões-tanque carregados de combustível saíam a cada cinco minutos da distribuidora da Petrobrás no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Até o início da tarde, 80 veículos haviam saído escoltados por viaturas da Polícia Militar para todas as Regiões Administrativas.

Comandante da operação na saída da distribuidora, major Janilson explica que os veículos deixam a área com gasolina, álcool e gás de cozinha. As viaturas da corporação acompanham o trajeto até o destino final e retornam para recomeçar o processo. Nos arredores da distribuidora, caminhões ou protestantes não bloquearam vias pela manhã. No entanto, manifestantes voltaram a fechar a saída dos caminhões por volta das 12h.

Algumas redes, como Shell e Ipiranga, ainda têm algumas dificuldades para abastecimento. Na bandeira BR, a situação é melhor. No entanto, consumidores pagam até 0,20 mais caro nesta segunda. Ontem, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sindicombustíveis) anunciou a redução de 27% para 21% o teor de álcool anidro misturado à gasolina.

A alteração foi autorizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) pela dificuldade de reabastecer o estoque de etanol, que chega via terrestre. Caminhões estão retidos em rodovias há oito dias pela greve dos caminhoneiros.

Leia mais: Galões de combustível: recipiente é vendido e recusado em postos do DF

De acordo com a presidente da entidade, Elisa Schmitt, as distribuidoras já receberam a alteração em nota fiscal na noite de ontem. O valor repassado ao consumidor, porém, depende dos empresários e da situação comercial de cada posto. Todos devem fazer alterações no preço do combustível. Na distribuidora da Petrobrás, não há este álcool para vender porque os reabastecimentos estão retidos em rodovias.

Breno Esaki/Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado