Menu
Brasília

Emenda de Claudio Abrantes leva três Papa Entulhos para Planaltina

Deputado fez a destinação e pediu desbloqueio dos valores. Áreas, estrategicamente escolhidas, já foram destinadas pela Terracap

Redação Jornal de Brasília

05/03/2020 10h59

Um dos maiores problemas das cidades é o correto descarte de rejeitos, incluindo doméstico e de obras. Para dar à população uma opção ambientalmente correta sobre essa situação, o deputado distrital Claudio Abrantes destinou emenda para a construção de três unidades de Papa Entulhos em Planaltina.

“Pelo fato de ser a maior RA do Distrito Federal, com uma população igualmente grande, Planaltina realmente precisa de estruturas capazes de receber esses rejeitos”, explicou Claudio Abrantes. “O descarte incorreto, em áreas inadequadas, agride a natureza e incomoda e ameaça os moradores vizinhos, pois junta insetos, causa mau cheiro e é visualmente desagradável, entre outros problemas”, completou.

Os pontos escolhidos para a instalação dos novos Papa Entulhos foram ao lado do Buritis II, na Área de Desenvolvimento Econômico, conjunto 2; próximo ao condomínio Nova Planaltina; em frente ao Vale do Amanher, próximo ao novo campo sintético. Todas essas áreas hoje apresentam carência de pontos corretos para descarte.

O ofício eletrônico referente à emenda, no valor de R$ 1,05 milhão, já foi encaminhado à Governadoria, e o deputado Claudio Abrantes já pediu seu desbloqueio, em favor do SLU. Os terrenos, por sua vez, já foram definidos pela Terracap.

Uma das vantagens da utilização do Papa Entulho está no combate à dengue, uma vez que esses rejeitos, quando descartados de forma incorreta, servem de depósito para água de chuva, que acabam se tornando pontos de procriação do mosquito Aedes aegypti.

“Agradeço ao governador Ibaneis Rocha, que tem olhado pela nossa população, por ter orientado aos órgãos envolvidos para que esse trabalho ocorresse com celeridade. Destaco ainda o papel importantíssimo da Terracap e SLU nessa conquista para a população”, finalizou Claudio Abrantes, líder do Governo na Câmara Legislativa.

Foto: Divulgação

O que é o Papa Entulho

O Papa Entulho é um ponto de entrega voluntária (PEV) de entulho, podas, volumosos, materiais recicláveis e óleo de cozinha usado. O local possui rampa de acesso a veículos pequenos para o descarte de resíduos de construção diretamente em caçambas.

O ponto é preparado para receber diariamente, por pessoa, até 1 metro cúbico (equivalente a uma caixa de água de mil litros) de resíduos da construção civil, volumosos (como móveis, vasos, sofás, etc) e restos de podas.

Também podem ser entregues materiais recicláveis como papéis, plásticos, papelões e metais, desde que estejam separados e limpos. Esses resíduos serão encaminhados para as cooperativas de catadores de materiais recicláveis.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), por meio do Projeto Biguá, faz parceria com o SLU. Em cada Papa Entulho há um ponto de coleta de óleo usado. Recomenda-se que o material seja levado em embalagens como frascos de amaciante e xampu. A capacidade é de até 50 litros por dia.

Não são permitidos resíduos domésticos (orgânicos e rejeitos), industriais, de serviços de saúde, eletrônicos, pneus, embalagens de agroquímicos, de produtos fitossanitários e de óleos lubrificantes, lâmpadas, pilhas e baterias, equipamentos ou materiais que tenham metais pesados, gesso, espelhos, vidros, amianto, tintas, solventes e tonner. Não é permitida a entrada de cargas de resíduos em caminhões ou carretas.

Com informações do SLU

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado