Menu
Brasília

Deflagrada nova fase da operação contra grilagem de terras no Sol Nascente

São cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão em diversas regiões administrativas do DF e em uma cidade do Entorno

Willian Matos

03/09/2019 7h31

Livro “Sol Nascente: entre vielas e janelas”. Todos os direitos reservados. Foto: Vitor Mendonça.

Willian Matos
[email protected]

Na manhã desta terça-feira (3), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) deflagraram a segunda fase da Operação Hórus, que visa desarticular o núcleo de uma organização acusada de grilagem de terras no Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia.

São cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Vicente Pires e Santo Antônio do Descoberto (GO). A Coordenação Especial de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado, aos Crimes contra a Administração Pública e aos Crimes contra a Ordem Tributária (Cecor) atua nas buscas.

Os mandados são contra policiais militares suspeitos de invadir terras públicas, lotear e vender. Na primeira etapa da ação, a PCDF já havia detido outros agentes e, entre eles, estava o primeiro-sargento João Batista Firmo Ferreira, tio da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A operação desta terça (3) teve início em 2011, na 19ª Delegacia de Polícia (P Norte). Na época, houve a identificação do grupo que já atuava no parcelamento irregular de solo urbano no Sol Nascente, o que causou o surgimento de diversas casas e comércios irregulares na região.

Segundo a PCDF, as investigações elucidaram que a organização é composta por um núcleo de grileiros de terras e por outro de criminosos suspeitos de empregar ameaça, violência e até homicídios na invasão dos espaços. Ainda conforme apuração da Polícia Civil, estes núcleos são auxiliados por PMs responsáveis por proteger e dar suporte a esses criminosos, bem como por comercializar parte dos terrenos esbulhados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado