Menu
Brasília

Carros elétricos chegam ao DF

Governo lança na próxima semana projeto pioneiro de compartilhamento de veículos movidos a eletricidade

Marcus Eduardo Pereira

04/10/2019 5h58

Carro Eletrico foto : divulgacao

Catarina Lima
[email protected]

O Distrito Federal lança na próxima segunda-feira, às 10 horas, no Palácio do Buriti, o Vem DF, projeto pioneiro de compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas. O Vem DF é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e com parceria do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), responsável pelo desenvolvimento do software de compartilhamento com foco para uso de governos.

O projeto vai oferecer 16 carros elétricos do modelo Twizy, da marca Renault. O cronograma de entrega se inicia no dia 07 com 12 carros, sendo dois já adaptados com o software para fazer o transporte de servidores e gradualmente os demais carros receberão esta instalação.

Os veículos serão cedidos ao governo distrital em forma de comodato, com cláusulas sobre operação, manutenção, taxas e seguros. Brasília tem vantagens para o uso de carros elétricos: o relevo predominantemente plano, que reduz o consumo de bateria, a temperatura favorável e a tensão de 220 volts, dispensando adaptações para a instalação dos eletropostos.

Para garantir o carregamento dos veículos, serão instalados por todo o Distrito Federal 35 eletropostos (pontos de recarga) fabricados pela empresa WEG. Os eletropostos serão gratuitos e de uso coletivo, ou seja, poderão ser utilizados por qualquer carro elétrico, de qualquer montadora. A iniciativa visa a incentivar o uso desse tipo de veículo pela população em geral. O investimento da ABDI nos carros e eletropostos é de R$ 2,1 milhões.

Em princípio, o VEM DF terá uma rota restrita à Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do DF. Os veículos elétricos têm autonomia de até 100 Km e velocidade de até 80 Km/h.

O compartilhamento dos carros elétricos será viabilizado por um software (Mobi-e), desenvolvido pelo PTI, que permite reservar os veículos disponíveis e acompanhar a localização deles. O aplicativo rastreia o automóvel, monitora a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. Os carros serão desbloqueados com cartões dos funcionários cadastrados no sistema.

Também participarão do evento de lançamento do Vem DF o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, e do diretor de Estratégias Corporativas da WEG, Daniel Godinho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado