Menu
Brasília

Campus Party terá internet de ponta para participantes

Para essa edição, já foram vendidos mais de 12 mil ingressos

Agência UniCeub

12/06/2019 17h27

Atualizada 18/06/2019 23h06

BIE – Banco de imagens externas – Computador portátil com acesso à internet. Banda larga é o nome dado a várias modalidades de conexão à internet (satélite, fibra ótica, rádio) que operam com maior velocidade e maior capacidade de carregamento de dados. As conexões de banda larga são as mais adequadas para que os usuários acessem serviços virtuais como videoconferências, streaming de eventos ao vivo ou redes privadas. Estima-se que no Brasil um em cada quatro usuários de internet dispõe de conexão de banda larga fixa. O Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), instituído por meio do Decreto 7.175/2010, é uma política gerida pelo Ministério das Comunicações que tem como objetivo fomentar e difundir o uso e o fornecimento de bens e serviços de tecnologias de informação e comunicação. A proposta do PNBL é massificar a oferta de banda larga no país e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Por Guilherme Gomes
Jornal de Brasília / Agência de Notícias UniCEUB

Na semana que vem (de 19 a 23 de junho), o estádio Mané Garrincha sediará a terceira edição da Campus Party. O evento é voltado para a cultura digital como apresentações de inovações tecnológicas, laboratórios de criatividade e áreas para jogos on-line. Para essa edição, já foram vendidos mais de 12 mil ingressos e por se tratar de um evento de tecnologia, a internet disponível para os campuseiros será de alta qualidade.

Leia mais sobre a Campus Party

Como já é de costume, o evento contará com uma internet de ponta, aproximadamente 20 GB (gigabytes) que é mais rápida do que um serviço de internet doméstico. A dúvida é se essa internet vai dar conta de mais de 12 mil pessoas jogando em rede, fazendo downloads de arquivos e navegando na web.Para o doutor em informática, Paulo Foina, em alguns momentos do evento pode haver congestionamento na navegação. “ Uma pequena parte desses 12000 vão usar redes rápidas. Nos momentos de pico vai congestionar, mas a equipe de gerenciamento da rede poderá agir para derrubar os maiores consumidores de banda larga”, afirma Paulo Foina.

De acordo com o site SpeedTest, que mede a velocidade da internet em 122 países do mundo, o Brasil se encontra na 73° posição em velocidade de banda larga, com uma velocidade de download de 22 megas por segundo. Bem abaixo da média global que é de 45 megas por segundo.  A Campus Party deste ano vai contar com StartUps (empreendimentos tecnológicos), palestras, workshops e áreas gamers. Paulo Fiona ressalta que vale a pena prestigiar o evento. “Vale pelas palestras e para aumentar a rede de contatos no mundo dos aficionados por tecnologia”.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado