Menu
Brasília

Campanha: Caesb começa arrecadação de sabonetes

A campanha e? aberta aos empregados da Caesb, a? populac?a?o e a? iniciativa privada. A meta e? arrecadar ao menos 20 mil unidades

Redação Jornal de Brasília

05/05/2020 13h37

Neste momento em que o isolamento social se faz necessa?rio para garantir a prevenc?a?o e evitar o conta?gio pelo novo coronavi?rus, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) entende que a higiene pessoal deve ser reforc?ada mesmo aos que podem ficar dentro de casa. E ainda mais aos que precisam ir a?s ruas.

Por isso, a Empresa lanc?a, nesta terc?a-feira (5/5), Dia Mundial de Higiene das Ma?os, uma campanha solida?ria para arrecadar sabonetes e saba?o em barra para fami?lias do DF em situac?a?o de vulnerabilidade social.

A campanha e? aberta aos empregados da Caesb, a? populac?a?o e a? iniciativa privada. Ja? anunciaram adesa?o a? rede de apoio a Mirante Incorporac?o?es, que ja? doou 2 mil sabonetes, e o Shopping DF Plaza. A meta e? arrecadar ao menos 20 mil unidades.

Por prestar um servic?o essencial a? populac?a?o, como o fornecimento de a?gua de qualidade e o tratamento de esgoto, a Caesb na?o paralisou os seus servic?os, mas precisou suspender algumas atividades. Entre elas, o Projeto Golfinho, que atende crianc?as e adolescentes com idades entre 6 e 16 anos de regio?es onde ha? vulnerabilidade social.

Mais de 400 inscritos fazem aulas de natac?a?o, futebol, participam de jogos lu?dicos e recebem apoio pedago?gico para atividades escolares, ale?m de aprenderem sobre educac?a?o ambiental. Sem as atividades, as crianc?as e os adolescentes precisam ficar em casa.

Entendendo que uma das principais formas de prevenc?a?o a? contaminac?a?o pelo coronavi?rus e outras doenc?as e? a lavagem das ma?os com a?gua e saba?o, a Caesb decidiu iniciar a campanha de arrecadac?a?o de sabonetes e saba?o em barra para doar a?s fami?lias das crianc?as e dos adolescentes do Projeto Golfinho, o que pode beneficiar um pu?blico de ao menos 1,5 mil moradores do DF.

As doac?o?es sera?o recebidas nas portarias das unidades da Caesb e em locais indicados pelos parceiros da campanha para facilitar o recebimento e o armazenamento das doac?o?es. A Caesb vai receber as doac?o?es nas portarias das unidades Sede (Lotes 13 / 21 – Centro de Gesta?o de A?guas Emendadas, Av. Sibipiruna – A?guas Claras) e SIA (Lote F – SAPS, SIA Trecho 1).

Os produtos sera?o recolhidos durante os pro?ximos 30 dias, mas o prazo pode ser prorrogado. A distribuic?a?o sera? realizada na primeira semana de junho pelas equipes da Empresa e por volunta?rios que tenham interesse em participar.

Informações

Proposta: Em meio a? pandemia do novo coronavi?rus, ac?o?es de solidariedade e de voluntariado te?m demonstrado grande eficie?ncia na ajuda ao pro?ximo. Com o objetivo de colaborar neste difi?cil momento, a Caesb decidiu lanc?ar uma campanha, entre os empregados, empresa?rios e a populac?a?o geral do DF, para arrecadar sabonete e saba?o em barra.

Beneficiados: Fami?lias de crianc?as e adolescentes, entre 6 e 16 anos, moradoras de Ceila?ndia, Itapoa? e Paranoa?, atendidas pelo Projeto Golfinho, desenvolvido pela Caesb, e centros do Governo do Distrito Federal que atendem pessoas em situac?a?o de vulnerabilidade social.

Projeto Golfinho

Desenvolvido pela Caesb ha? 18 anos, o Projeto Golfinho tem como principal objetivo a construc?a?o da cidadania de crianc?as em situac?o?es de vulnerabilidade, tanto financeira quanto emocional, por meio do esporte e de apoio pedago?gico para atividades escolares. Os alunos frequentam o projeto duas vezes por semana no turno contra?rio ao da escola.

Neste peri?odo, eles te?m aula de natac?a?o, futebol, participam de jogos lu?dicos e recebem apoio pedago?gico para atividades escolares, ale?m de aprenderem sobre educac?a?o ambiental. Os participantes tambe?m recebem lanche e um kit com touca, sunga ou maio?, toalha, prancha, espaguete e bolsa para as aulas de natac?a?o.

Atualmente, o Projeto atende crianc?as e adolescentes de 6 a 16 anos nas regio?es de Ceila?ndia, Itapoa? e Paranoa?. Os participantes de Ceila?ndia realizam suas atividades no nu?cleo daquela cidade. Ja? os alunos do Itapoa? e Paranoa? permanecem no Itapoa? ate? os 10 anos. Apo?s essa idade, sa?o transferidos para o nu?cleo do Israel Pinheiro, no Lago Sul.

O transporte e? fornecido pela Caesb para que os participantes possam chegar aos nu?cleos. Ao completarem 14 anos, os adolescentes sa?o encaminhados para o projeto Empregado Aprendiz e podem trabalhar na Caesb ou em outros o?rga?os do governo.

Como posso ajudar? Doando sabonete e/ou saba?o em pedra.

Posso participar? Claro. A iniciativa e? aberta a todos que quiserem ajudar o pro?ximo.

Onde entrego minhas doac?o?es? A Caesb vai receber as doac?o?es nas portarias das unidades Sede (Lotes 13 / 21 – Centro de Gesta?o de A?guas Emendadas, Av. Sibipiruna – A?guas Claras) e SIA (Lote F – SAPS, SIA Trecho 1). A partir da pro?xima semana, a Empresa vai divulgar mais pontos de arrecadac?a?o.

Quanto tempo eu tenho para doar? As doac?o?es sera?o recolhidas pelos pro?ximos 30 dias, a contar de 5 de maio, mas o prazo pode ser prorrogado.

E a distribuic?a?o? Vai comec?ar no ini?cio de junho e seguindo todos os cuidados de prevenc?a?o ao coronavi?rus. Quem quiser pode participar das entregas em ac?a?o alternada para na?o haver aglomerac?a?o de pessoas.

 

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado