Menu
Brasília

Aulas e cirurgias eletivas continuam suspensas no DF

Arquivo Geral

27/05/2018 12h43

Reprodução

Jéssica Antunes
[email protected]

As aulas da rede pública de ensino continuarão suspensas nesta segunda-feira (28). A informação foi dada pelo governador Rodrigo Rollemberg após nova reunião com o gabinete de crise na manhã deste domingo (27). Também ficam restritos os atendimentos das unidades básicas de saúde. O transporte público, por outro lado, terá funcionamento garantido após reabastecimento de toda a frota.

A medida foi adotada na sexta passada e mantida após nova avaliação. “Entendemos que haveria ausência de muitos alunos e professores com prejuízos aos conteúdos pedagógicos. Essas aulas se mantém suspensas na segunda e serão repostas sem prejuízo aos estudantes. Recomendamos às creches conveniadas que recebam os alunos”, afirmou o chefe do Executivo local.

Os atendimentos eletivos da Saúde também seguem contingenciados. Nesta segunda, procedimentos programados serão suspensos e unidades básicas de saúde terão portas fechadas. “Assim reforçamos urgência e emergência, que funcionaram plenamente no fim de semana. A prioridade é manter serviços essenciais que possam causar risco aos pacientes”, explicou Humberto Fonseca, secretário de Saúde.

Há oxigênio hospitalar garantido para o resto da semana. Alimentação e combustível são suficientes para que o serviço nas unidades de saúde sejam normais pelo menos até terça-feira. Segundo o governador, é preciso viver um dia de cada vez.

Leia mais: Comércio do DF teme colapso com greve dos caminhoneiros

Abastecimento 

Segundo o governo, a situação do abastecimento está sendo normalizada. Nos dois últimos dias, cerca de 200 caminhões foram liberados dos bloqueios e escoltados pelas forças de segurança, com combustível, gás de cozinha e sulfato de alumínio, usado para o tratamento de água e esgoto.

Ao todo, foram entregues quatro milhões de litros de gasolina nas últimas 24h, o que seria suficiente até terça-feira (29). Sete caminhões de GLP também foram para as cidades do DF. Cinco veículos com GLP estão vindo de Catalão (GO), com escolta da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal.

Todas as frotas dos ônibus da capital foram reabastecidos. Ainda assim, a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) deve manter o horário de pico ampliado e funcionar com maior número de trens nesta segunda.

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

“Nossa prioridade, neste momento, é garantir o abastecimento de álcool anidro para fazer a mistura do combustível no DF, também de Querosene de Aviação e de gás de cozinha. O comboio da Força Nacional acompanhará esses veículos até o local de origem e depois até Brasília para abastecer aqui”, informou Rollemberg.

Durante a manhã, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis (Sindicombustíveis) informou que haverá redução no percentual do álcool anidro misturado à gasolina. A medida seria tomada em decorrência do desabastecimento. Com isso, valor da gasolina deve sofrer novo aumento.

Leia mais: Mudança na composição da gasolina pode provocar alta de preços

A Querosene de Aviação (QAV), por sua vez, é essencial para manter o funcionamento do aeroporto, que está em estado de alerta com contingenciamento. Segundo a Inframérica, concessionária que administra o terminal, são recebidos, em média, 20 caminhões tanque por dia. Em seis dias, apenas 16% da frota esperada para o período chegou ao local. Segundo o governo, 22 caminhões foram escoltados até Betim (MG) e retornarão com combustível para o aeroporto.

Abusos serão apurados

O Palácio do Buriti também determinou que a Polícia Civil instaure inquérito para apurar crimes contra a relação de consumo e a economia brasiliense e ordenou à Polícia Militar do DF (PMDF) que desobstrua as rodovias federais.

Reprodução

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) segue na fiscalização para  reprimir abusos contra o bolso do consumidor. Com o abastecimento de combustíveis em xeque, o chefe do Executivo determinou que prioridade será em manter os tanques cheios para a Saúde, Segurança, bem como SLU, CEB e Caesb.

O gabinete de crise foi instituído por meio de portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal de sexta (25). Neste domingo, 36 pessoas participaram da reunião com o governador Rodrigo Rollemberg. Entre eles estavam representantes de empresas públicas como Novacap, Ceb e Caesb, autarquias como SLU, comandantes da PM, CBMDF, secretários de Educação, Saúde, Chefe da Casa Civil, Segurança Pública e Agricultura.

Até 12h deste domingo, 64 caminhões de gás e combustível foram escoltados pela Polícia Militar. Confira a lista de cidades:

– 1 caminhão de gás para águas Claras e Guará
– 1 caminhão de gás para Sudoeste
– 5 caminhões para Taguatinga
– 1 caminhão para Setor de Indústrias Gráficas
– 7 caminhões para Asa Norte
– 3 caminhões para Cruzeiro
– 6 caminhões para Asa Sul
– 2 caminhões para Ceilândia
– 2 caminhões para Candangolândia
– 5 caminhões para Samambaia
– 4 caminhões para Núcleo Bandeirante
– 2 caminhões para Planaltina
– 1 caminhão para Paranoá
– 2 caminhões para Ceilândia
– 7 caminhões para Lago Sul
– 1 caminhão para Lago Norte
– 1 caminhão para Santa Maria
– 1 caminhão para Riacho Fundo
– 1 caminhão para Gama
– 1 caminhão para Guará
– 1 caminhão para Sudoeste
– 1 caminhão para Setor de Indústria e Abastecimento
– 1 caminhão para Lago Azul (GO)
– 1 caminhão para Águas lindas (GO)
– 1 caminhão para Novo Gama (GO)
– 2 caminhões para Valparaíso (GO)

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado