Menu
Brasília

Após condenação, Rosinha da Adefal pede para deixar o GDF

A secretária da Pessoa com Deficiência foi condenada pela Justiça Federal pelo crime de peculato

Willian Matos

20/01/2021 10h08

Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e entrega da Comenda Dorina Nowill a pessoas que atuam pela causa.Em pronunciamento, a atual secretária da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas e ex-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), ex-deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL).Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Após ser condenada pela Justiça Federal pelo crime de peculato, a secretária da Pessoa com Deficiência, Rosinha da Adefal, foi exonerada da pasta. A decisão consta no Diário Oficial (DODF) desta quarta-feira (20).

Rosinha pediu para ser exonerada. Roseane Cavalcante de Freitas Estrela, 47 anos, se envolveu em um suposto esquema de desvio de dinheiro vinculado ao aluguel de carros entre 2011 e 2013, quando era deputada federal pelo PTdoB-AL.

A denúncia partiu do Ministério Público Federal (MPF). O órgão aponta que Rosinha da Adefal e o empresário Emerson Novais Duarte desviaram mais de R$ 518 mil ao simularem falsos aluguéis de carros. Rosinha contratou a locadora de Emerson para alugar quatro carros, e a Câmara dos Deputados ressarciu a deputada pensando se tratar de uma locação legal.

Rosinha e Emerson foram condenados a pagar 1.460 horas de serviços gratuitos à sociedade e R$ 110 mil aos cofres públicos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado