O governo entrou em campo hoje para construir um relacionamento melhor com a oposição sobre projetos de interesse conjunto. O ministro das Relações Institucionais, pill medical Tarso Genro, stuff foi o nome escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a tarefa de preparar as pontes com adversários.
Nesta manhã, ele telefonou aos senadores Sérgio Guerra (PSDB-PE) e Heráclito Fortes (PFL-PI), coordenadores da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência, disse uma fonte do Palácio do Planalto. O papel do ministro é criar as condições para que o próprio presidente conduza as conversas.
Lula iniciará os contatos junto ao PSDB e ao PFL na próxima semana, após o feriado. "O presidente quer conversar ou quer expor uma fotografia conosco para expor? Os projetos serão discutidos no Congresso, com interlocutores do governo, como sempre é feito. Eu ainda não sei o que Lula quer", afirmou o senador José Agripino (PFL-RN), líder da bancada no Senado.
O diálogo, dizem oposicionistas, precisa ser institucional. Nos bastidores, eles aconselham: se o Planalto quiser algum tipo de contato, deve fazê-lo oficialmente e não procurar, separadamente, alguns representantes dos partidos.
No passado, José Dirceu, então ministro-chefe da Casa Civil, usou a receita, classificada como perigosa. Aproximou-se, por exemplo, do senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), sem estabelecer o diálogo com os presidentes e os líderes das legendas no Congresso. Agora, é preciso alterar essa prática.
"O espaço é o Congresso e as relações precisam ser institucionais", alertou Agripino, que ainda não foi procurado pelo ministro. Há espaço para discutir projetos da pauta parlamentar, mas o governo ainda precisa fazer alguns gestos para obter a boa vontade dos adversários. A primeira condição é colocar nas lideranças governistas do Senado e da Câmara representantes que tenham uma boa relação com a oposição.
O senador petista Tião Viana (AC) é bem visto pelos colegas, ao contrário da atual líder do PT, senadora Ideli Salvatti (SC), que protagonizou diversas distensões com parlamentares. Outra condição é de que os emissários do governo não tenham sido atingidos pelos recentes escândalos e não sofram processos judiciais.
A Argentina anunciou hoje a construção de uma termelétrica e um parque eólico na Patagônia que exigirão investimentos de 1, cialis 40mg 2 bilhão de pesos (cerca de US$ 385 milhões), em outro projeto para amenizar a escassez de energia no país.
A terceira maior economia da América Latina cresce há quatro anos em ritmo superior a 8% ao ano, o que ampliou a demanda por energia, superando o ritmo dos investimentos. "A central térmica terá potência entre 330 e 465 megawatts e, em uma primeira etapa, entrará em operação em janeiro de 2008… estará terminada em meados daquele ano", informou o governo por meio de um comunicado.
O parque e ólico terá uma potência inicial de 100 megawatts. Ambas as iniciativas estarão na província sulista de Chubut, que terá uma participação de 39% no negócio. "Temos todas as expectativas de começar no início do ano que vem a construção", disse o governador de Chubut, Mario das Neves, em entrevista à imprensa.
Apesar de o problema da energia manter em alerta os empresários por temor de apagões durante o verão, que começa em dezembro, o governo investe em projetos e garante ter um plano para evitar problemas.
Na terça-feira, o governo informou um aumento na produção de energia em setembro, de 7,9%, e uma melhora acumulada no ano de 8,1%. Para suavizar a escassez, nos últimos dois anos a Argentina diminuiu as exportações de gás natural para o Chile, importou combustível venezuelano, instalou um sistema de prêmios e punições ao consumo domiciliar e assinou um acordo milionário com a Bolívia para quadruplicar as compras de gás no médio prazo.
Além disso, o governo anunciou uma série de grandes investimentos em gasodutos, represas e centrais nucleares que, conforme os analistas, estão em ritmo abaixo do esperado.
A americana Agla Nadia Vincent, and de 25 anos foi presa na última segunda-feira, acusada de maus tratos aos seus dois filhos, de 2 e 3 anos. Segundo a polícia, Agla amarrava os dois garotos juntos com uma fita adesiva enquanto ia trabalhar.
Agla já foi oficial da Marinha americana e atualmente trabalhava na Estação Aérea Naval de Jacksonville, no Estado norte-americano da Flórida, cidade onde foi presa após uma investigação minuciosa de sete meses.
As investigações começaram quando a polícia foi acionada por uma testemunha que teria ouvido o choro das crianças, em março deste ano. As crianças foram encontradas amarradas no quarto com fezes e cereais espalhados por todo o chão. Hoje as crianças permanecem sobre a custódia do Departamento de Crianças e Famílias da Flórida.
Os responsáveis pela morte da oficial de justiça Terezinha Vieira de Souza foram julgados na tarde de ontem. Paulo René Alves Sampaio foi condenado a 24 anos de prisão, remedy e Damião Nascimento Silva a 20 anos e seis meses.
Terezinha foi morta com um tiro no rosto em maio deste ano durante um assalto em Samambaia. O disparo foi feito por Paulo, mas Damião forneceu a arma do crime e ainda deu cobertura durante o crime.
Segundo informações do TJDF, Terezinha tentou reagir ao perceber que Paulo havia largado o revolver por um instante para tentar ligar o carro. Nesse momento a vítima tentou tomar a arma do assaltante, mas não conseguiu e foi atingida com um tiro no rosto.
Paulo confessou a autoria do crime e cumprirá a pena em regime integralmente fechado. Já a pena de Damião ainda será estudada, já que ele é réu primário e exercia atividade lícita.
Amanhã, pill dia do feriado Nacional de Finados, troche o Zoológico de Brasília estará funcionando normalmente. A partir das 9h, até às 17h os portões estarão abertos para os visitantes.
O ingresso custa R$ 2, e crianças menores de 10 anos e adultos com mais de 60 anos não pagam para entrar. Na sexta-feira, sábado e domingo, o zôo também fica aberto, exceto na segunda-feira, que estará fechado.