Os deputados distritais aprovaram, nesta quarta-feira (7/8), a reeleição do presidente da Câmara Legislativa, Wellington Luiz (MDB), dos demais cargos da Mesa Diretora e das comissões.
“Para mim é motivo de grande alegria por ter sido eleito e reeleito pela totalidade dos votos. Isso aumenta e muito a responsabilidade de trabalhar pela cidade e dar maior transparência ao nosso trabalho”, comemorou Wellington Luiz.
Para que fosse possível a antecipação da eleição, foram aprovadas as alterações do Regimento Interno da Mesa Diretora e da Lei Orgânica do Distrito Federal — que terá que aguardar o interstício de 10 dias para ser votada em segundo turno . Com isso, ficou permitida, ainda, a criação de novas instâncias na Casa, com o Conselho de Ética, a Segunda Vice-Presidência e a Comissão do Direito da Mulher.
Ao todo, 22 deputados participaram da sessão extraordinária de recondução da Mesa Diretora e das presidência de comissões.
“O resultado final é positivo e não sofreu interferência. Era um problema do Legislativo e o Buriti entendeu. Tem muita gente que não entende a diferença entre Executivo e Legislativo, ideologia e prática parlamentar. Essa não é a primeira câmara a fazer isso, outras 13 já haviam feito. Aqui é a primeira vez e isso só foi possível, porque eles aprovaram a reeleição, que eu fui contra, mas agora, eles que arquem com as consequências”, declarou Chico Vigilante (PT).
Mudanças
Com a aprovação da mudança da composição da Mesa Diretora, as novidades foram a criação da segunda vice-presidência, que será ocupada por Paula Belmonte (Cidadania), e da Quarta Secretaria, que ficará com Robério Negreiros (PSD).
Nas comissões, Rogério Morro Cruz (PRD) ficou com Assuntos Sociais. Assuntos Fundiários foi entregue à Jaqueline Silva (MDB), antecedia por Hermeto do mesmo partido.
Com a desmembração da Comissão de Educação, Saúde e Cultura, foi confirmada, na Saúde, Dayse Amarílio (PSB) e na Educação e Cultura, Gabriel Magno (PT).
Na Comissão de Segurança João Cardoso (Avante), que entra na vaga de Doutora Jane (MDB). Por sua vez, a deputada assume a Comissão de Direito da Mulher, recém criada.
Iolando (MDB) assume a Comissão de Transparência no lugar de Paula Belmonte.
Conselho de Ética
Sem acordo quanto a composição, apenas o Conselho de Ética, que tem como candidato a presidente o deputado Hermeto, não foi votada.
O presidente Wellington Luiz explicou que a eleição ficará para depois por uma necessidade de ajuste na composição do conselho e no regulamento dele.
Confira como ficou a distribuição de espaços nas comissões.