O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) está recebendo, nos dias 26 e 27 de novembro, cerca de 120 participantes entre residentes, preceptores, tutores e especialistas para a VII Jornada Científica promovida pelo programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, da Escola de Saúde Pública do Distrito Federal (ESP). O evento, que teve como tema “Cuidado em rede: e os desafios e perspectivas para o SUS”, contou com palestras e mesas-redondas divididas em diferentes eixos temáticos, além de apresentação de trabalhos científicos.
Durante os dois dias de jornada, os participantes acompanham atualizações de assuntos como políticas públicas e gestão nas redes de atenção à saúde, o papel da atenção primária de saúde, estratégias para saúde integral nas redes, tecnologias e inovações, apoio matricial e interprofissional, e redes de atenção além do SUS.
O tutor da residência e organizador do evento, Alexandre Machado, destaca que a jornada, realizada anualmente e planejada por residentes e preceptores, já se consolidou como um espaço de troca e aprendizado. “É um reflexo do compromisso com o fortalecimento do SUS e com a construção de práticas de cuidado cada vez mais integradas e efetivas”, disse. “O cuidado em rede não é apenas uma estratégia, mas uma necessidade e a interconexão entre os diferentes níveis de atenção à saúde e os profissionais é essencial para garantir o acesso, a integralidade e a equidade que tanto defendemos no SUS”, complementou.
O programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade é ofertado pela ESP-DF e tem o objetivo de desenvolver competências e habilidades que qualifiquem e potencializem a atuação dos profissionais da saúde no campo da Atenção Primária, com ênfase na Estratégia de Saúde da Família, garantindo os princípios do SUS, promovendo a mudança do modelo de atenção à saúde e fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e serviço.
*Com informações da Agência Brasília