Menu
Brasília

Vestibular da UNB sofre alterações

Arquivo Geral

27/04/2010 15h02

Os estudantes que pretendem prestar vestibular pela Universidade de Brasília (UNB), no segundo semestre deste ano,encontrarão mudanças no sistema de avaliação da universidade.Entre as mudanças, estão o aumento da nota de corte da redação, inclusão de questões múltipla escolha (tipo C) e ainda a possibilidade de estudantes que ainda não terminaram o ensino médio, aperfeiçoarem seus conhecimentos por meio do projeto “treineiro”.

 

A nota de corte da redação subirá de três para quatro em uma escala de 0 a 10. Uma pontuação razoável, segundo o assessor de planejamento do Cespe, Marcus Vinicius Soares. O objetivo dessa iniciativa é selecionar cada vez mais pessoas aptas a se expressar por meio da escrita e da leitura.

 

A inclusão  de questões tipo C como as de múltipla escolha para Soares é outro método de avaliação importante. Segundo ele, esse mecanismo testa a habilidade do candidato em tomar decisões importantes.

 

Além disso, a prova se aproxima ao formato atual do Programa de Avaliação Seriada (PAS) – processo diferenciado  de ingresso à UNB em que os alunos participam durantes os três anos de ensino médio – que já possui as questões discursivas, tipo D.

Pontuações

De acordo com informações do site da UNB, a questão tipo C valerá dois pontos caso o estudante acerte, porque exige mais do que a do tipo A (verdadeiro ou falso). A penalização em caso de erro também é diferente. Em uma questão de tipo A, uma errada anula uma certa, já que o estudante tem 50% de chance de acertar. No caso da questão do tipo C, que tem 4 opções, o aluno tem 25% de chance de acerto.

 

A novidade fica por conta do novo vestibulando, o treineiro. Essa opção permite que um aluno que ainda não tenha concluído o esnino médio possa realizar a prova como forma de teste para seus conhecimentos. No entanto, a sua pontuação não entrará no argumento final  e ele ainda não poderá escolher o curso.

 

A medida foi tomada após os inúmeros casos de pessoas que se submeteram a supletivos rápidos sem o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) para garantir o certificado de conclusão.

 

Ainda segundo a universidade, para o concurso do meio do ano, serão oferecidas 176 vagas a mais que no ano passado. Desde 2008, o aumento de vagas subiu para 91%. Esse dado tem forte influência da expansão do programa Reuni.Além disso, mais três novos cursos serão implementados, Filosofia Licenciatura Noturno, Gestão do Agronegócio Noturno e Bacharelado em Turismo Diurno.

 

As inscrições para o vestibular da UNB acontece entre os dias 10 e 30 de maio, através do endereço: www.cespe.unb.br.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado