Menu
Brasília

VEM DF é lançado nesta segunda (7)

Cerimônia acontece no Palácio do Buriti. Serão entregues, ao todo, 16 veículos ao GDF

Willian Matos

07/10/2019 10h42

Da redação
[email protected]

Nesta segunda-feira (7), é lançado no projeto de compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas denominado VEM DF (Veículo para Eletromobilidade). A cerimônia acontece no Palácio do Buriti.

Estão presentes o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet, o diretor-superintendente do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), General Eduardo Castanheira Garrido Alves, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Máximo e o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Da Costa, o presidente da Renault Brasil, Ricardo Gondo, e o diretor de Estratégias Corporativas da WEG, Daniel Godinho.

Sobre o VEM DF

O VEM DF é um projeto piloto pioneiro, de iniciativa da ABDI. Foi realizado em parceria com o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), que desenvolveu o software de compartilhamento com foco em uso para governos. No DF, inicialmente, será utilizado no transporte de servidores.

O VEM DF vai oferecer 16 carros elétricos do modelo Twizy, da marca Renault. Haverá um cronograma de entrega que se encerrará em dezembro de 2019.  Inicialmente, o GDF terá dois carros habilitados para fazer o transporte de servidores e, gradualmente, os demais carros receberão a instalação do software que permite o uso compartilhado. No evento, haverá a entrega de 12 veículos — os outros quatro chegarão a Brasília até o final do ano.

12 veículos serão entregues ao GDF de imediato. Foto: Divulgação

O compartilhamento dos carros elétricos será viabilizado por um software (MoVe), desenvolvido pelo PTI, que permite reservar os veículos disponíveis e acompanhar sua localização. O aplicativo rastreia o automóvel, monitora a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. Os carros serão desbloqueados com cartões dos servidores cadastrados no sistema.

Para garantir o carregamento dos veículos, serão instalados por todo o Distrito Federal 35 eletropostos (pontos de recarga) fabricados pela WEG. Os eletropostos serão gratuitos e de uso coletivo, ou seja, poderão ser  utilizados por qualquer carro elétrico, de qualquer montadora. A iniciativa visa a incentivar o uso desse tipo de veículo pela população em geral. O investimento da ABDI nos carros e eletropostos é de R$ 2,1 milhões.

Veículos são entregues ao GDF nesta segunda (7). Foto: Divulgação/ABDI

Eletromobilidade no Distrito Federal

Em maio deste ano, um acordo de cooperação assinado entre a ABDI, o PTI e o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), permitiu que o VEM DF começasse por Brasília, como o primeiro projeto de compartilhamento de veículos elétricos voltado para o transporte de servidores públicos.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF afirma que o projeto faz parte da iniciativa do GDF de criar uma cidade inteligente. “A nossa intenção é possibilitar uso de energia limpa e renovável e economizar com combustível tradicional. Além disso, atrair frotas particulares, locadas ou por uso compartilhados de forma semelhante, seja por ente público ou privado”, disse Gilvan Máximo.

Os veículos serão cedidos ao governo distrital em forma de comodato, com cláusulas sobre operação, manutenção, taxas e seguros. Brasília tem vantagens para o uso de carros elétricos: o relevo predominantemente plano, que reduz o consumo de bateria, a temperatura favorável e a tensão de 220 volts, dispensando adaptações para a instalação dos eletropostos.

Em princípio, o VEM DF terá uma rota restrita à Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do DF. Os veículos elétricos têm autonomia de até 100 Km e atingem a velocidade de até 80 Km/h.

Com informações da ABDI

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado