Menu
Brasília

Vacinação contra covid-19 no DF começa nesta terça (19). Veja locais

Primeira pessoa a ser vacinada é uma enfermeira. Ela receberá a dose no Hran

Willian Matos

19/01/2021 7h34

HRAN VÍTOR CORONAVÍRUS

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

A vacinação contra a covid-19 terá seu pontapé inicial às 10h desta terça-feira (19). Cerca de 106 mil doses da vacina Coronavac chegaram na segunda (18) ao Distrito Federal e serão distribuídas a algumas unidades de saúde na manhã desta terça.

Inicialmente, as primeiras doses serão levadas para unidades de saúde que possuem câmaras frias. A maioria delas são hospitais, exceto a UPA do Núcleo Bandeirante. Postos de saúde ainda não receberão doses.

Veja lista de unidades que receberão as primeiras doses:

  • Hospital Regional da Asa Norte (Hran)
  • Unidade de Pronto-Atendimento do Núcleo Bandeirante
  • Hospital Regional de Taguatinga (HRT)
  • Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
  • Hospital Regional da região Leste/Paranoá (HRL)
  • Hospital Regional do Gama (HRG)
  • Hospital Regional de Sobradinho (HRS)
  • Hospital Regional de Planaltina (HRP)

A primeira pessoa a ser vacinada no DF é a enfermeira Lídia Rodrigues Marques. Ela receberá a dose no Hran. A Secretaria de Saúde montará uma tenda na unidade para vacinar Lídia e mais cinco profissionais no local nesta terça (19).

Excepcionalmente hoje, a vacinação começará às 10h. A partir de quarta (20), as doses serão aplicadas de 8h às 18h.

Como ressaltou o subsecretário de Atenção Integral a Saúde, Alexandre Garcia, em coletiva na segunda (19), apenas o primeiro dos quatro grupos prioritários será vacinado já nesta terça. Ou seja, somente profissionais de saúde e idosos que vivem em instituições de longa permanência, como asilos, serão imunizados a partir de hoje. Quem não se encaixa no grupo não deve ir aos hospitais neste primeiro momento.

A Secretaria de Saúde teve de retirar desta fase inicial os idosos com idade superior a 75 anos. Isso porque as cerca de 106 mil doses da Coronavac seriam insuficientes para vacinar a todos. Desta forma, quem tem mais de 75 anos será vacinado no segundo grupo, junto às pessoas de 60 a 74 anos. A data ainda não está definida.

Ressalta-se ainda que a vacinação se dá por meio de duas doses. Isto é, quem receber a primeira dose, será orientado pelos profissionais de saúde a retornar na unidade para a segunda dose após 14 dias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado