Menu
Brasília

UPA de Vicente Pires está 50% pronta

Objetivo é entregar a obra em julho deste ano. Confira o panorama das outras seis UPAs que estão sendo construídas na capital

Willian Matos

03/05/2021 12h06

UPA da Rua 10 de Vicente Pires. Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

A unidade de pronto-atendimento (UPA) de Vicente Pires está 50% pronta. Localizada na Rua 10, a unidade já recebeu R$ 6 milhões em investimentos. O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) é o responsável pela obra, e a Secretaria de Saúde repassa os valores.

Para que a UPA fique pronta, restam a execução do acabamento, rebocos e contrapisos, bem como o revestimento de pisos e paredes e a finalização das instalações (elétricas, hidrossanitária e de gases medicinais). Em seguida, a área externa será urbanizada. Tudo isso deve ficar pronto em julho, diz o Iges-DF.

De acordo com a gerente de Obras do Iges-DF, Rita Lourenço, os trabalhos seguem dentro do esperado. “Toda edificação de saúde tem algumas particularidades que dificultam um pouco, mas a obra seguiu muito bem”, explica, relembrando as dificuldades em meio à pandemia de covid-19.

O administrador de Vicente Pires, Daniel de Castro, enxerga a obra como a “cereja do bolo”. “Com todas as obras e mudanças pelas quais a cidade vem passando, a UPA é a ‘cereja do bolo’. Como só temos uma Unidade Básica de Saúde, muitos moradores recorriam a Taguatinga e Ceilândia para se tratar. Não será mais preciso”, espera.

Sete UPAs

A UPA de Vicente Pires é uma das sete em construção no DF. O objetivo era entregá-las no ano passado, mas todas as obras sofreram atrasos devido a problemas diversos.

A obra mais adiantada é a de Ceilândia, que está 92% pronta e, portanto, deve ficar à disposição da população em maio. Ainda há obras em Brazlândia, Paranoá, Gama, Planaltina e Riacho Fundo II.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado