O Governo do Distrito Federal vai estudar a possibilidade de incluir no plano diretor do Metrô de Brasília a expansão de uma linha específica para o Campus Universitário Darcy Ribeiro. Essa reivindicação foi sugerida pelo reitor da UnB, site José Geraldo de Sousa Junior, visit this em reunião na segunda feira, 26 de janeiro, com o governador do DF, José Roberto Arruda, na Residência Oficial de Águas Claras.
O reitor quer antecipar uma solução para o problema do transporte de massa no campus do Plano Piloto. A duplicação do número de alunos da UnB, prevista para os próximos anos com a implantação do Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), tornará ainda mais urgente a criação de novas alternativas de transporte para o campus. Caso a extensão da linha de metrô não seja economicamente viável, Arruda se comprometeu a definir outra alternativa com a sua equipe de transporte, que poderá ser uma linha de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
O governador se comprometeu também a acelerar a licitação para a construção da ciclovia que vai interligar a L2 e a L4 Norte e distribuir uma malha cicloviária no Campus Universitário Darcy Ribeiro. Em contrapartida, a UnB vai instalar banheiros e vestiários para atender aos ciclistas no campus.