Cinco músicos deram uma pequena canja no prédio da reitoria nesta manhã, dia 3, para anunciar o XVI Festival de Trombonistas, coordenado este ano pela Universidade de Brasília. O evento, que começará amanhã, dia 4, contará com a presença de mais de 100 trombonistas de várias partes do país, além de alunos e ex-alunos da UnB. As apresentações ocorrerão no auditório do Departamento de Música, no ICC, na Casa Thomas Jefferson e o encerramento será no Centro Comunitário, dia 8.
“Trouxemos músicos de orquestras, conservatórios e de escolas de todo o Brasil”, comemora o professor do Departamento de Música Carlos Eduardo Mello, diretor do Festival. “Para mim, está sendo uma honra reencontrar ex-colegas e professores. O trombone é um dos instrumentos mais populares do país, mas ainda precisa ser mais divulgado”, aponta o ex-aluno da UnB e primeiro trombonista da Osquestra Sinfônica de Porto Alegre, José Milton Vieira.
A audição feita esta manhã foi eclética, característica que será marcante durante o Festival. Os trombonistas tocaram seis músicas para os funcionários da reitoria e para quem passava pelo local. As canções transitaram do Classicismo até cantigas brasileiras. “Achei muito bonito e estou pensando mesmo em ir no festival”, disse, admirado, o segurança da Reitoria Hélio Borges. A programação do evento pode ser conferida no site www.trombonistas.unb.br.