As baixas umidades do ar castigam a capital do país. Nesta segunda-feira (16) os medidores marcaram em 17% nos períodos mais quentes do dia.
A temperatura ficou na casa dos 28ºC segundo infomações do centro de meteorologia ClimaTempo. A Defesa Civil emitiu uma nota em que ressalta em que avisa sobre o estado de alerta quanto à forte estiagem.
As recomendações para o clima seco continuam sendo as melhores estratégias para driblar o desconforto proporcionado em períodos longos sem chuvas.
Os horários mais críticos estão entre às 10h e 17h, especialmente entre às 14h e 16h. Esses são os períodos mais críticos do dia, devendo serem evitadas as práticas de atividades ao ar livre. As orientações são da Defesa Civil que também alerta:
– Umidificar o ambiente com o auxílio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água;
– Uso de protetores de pele e permanência em lugares protegidos do sol e em áreas vegetadas e
– Beber bastante líquidos
Além disso, o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Para prevenir esses problemas, recomenda-se:
-Não jogar pontas de cigarro pela janela do veículo e nem fumar em locais onde exista vegetação intensa;
-Em acampamentos, evitar fazer fogueiras;
-Orientar e monitorar as crianças para que não brinquem com isqueiros e fósforos;principalmente próximo a vegetações;
– Em casos de queimadas de plantio ou de lixo, entre em contato com o Corpo de Bombeiros e com o Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveirs (Ibama) para obter orientações;
– Não deixe garrafas ou pedaços de vidro próximo a vegetações.
Para a terça-feira (18) a máxima é de 26ºC e a mínima em 14ºC. Céu claro com névoa seca.