Menu
Brasília

TRE divulga balanço de crimes eleitorais

Em Sobradinho, uma pessoa foi presa por boca de urna pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Outro eleitor foi detido por estar portando uma arma na seção eleitoral

Redação Jornal de Brasília

02/10/2022 18h48

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Gabriel Souza
redacao@grupojbr.com

Ao todo, 11 pessoas foram presas durante o primeiro turno das eleições. Duas pessoas foram presas por violar o sigilo do voto.

“Todos sabem que foi proibido o registro do voto. Em razão disso, eles foram presos e responderão pelo crime. Se a Justiça Eleitoral proibiu, quem não cumpre a regra paga pela desobediência”, explicou o presidente do TRE/DF, Roberval Belinati.

O balanço do TRE mostrou também que houve um princípio de briga na 5º Zona eleitoral entre um fiscal e um administrador do local de votação.

Segundo Belinati, a maior ocorrência foi devido ao derramamento de santinhos, que teve, ao todo, 70 denúncias. Para trabalhar na limpeza das ruas, 601 funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) atuaram durante o domingo. Passagens de carros de som também gerou muitas queixas ao longo do dia.

O TRE certificou que todas as denúncias estão formalizadas ao Ministério Público Federal, e prometeu que nenhuma das queixas ficará sem resposta.

Para o presidente Belinati, o saldo das eleições na capital foi positivo em termos de tranquilidade. “Aqui no DF, a eleição foi realizada em clima de paz. Não tivemos ocorrências graves, e agradecemos às forças de segurança pelo trabalho, com mais de 12 mil policiais espalhados pelos locais de votação”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado