Gabriel Souza
redacao@grupojbr.com
Ao todo, 11 pessoas foram presas durante o primeiro turno das eleições. Duas pessoas foram presas por violar o sigilo do voto.
“Todos sabem que foi proibido o registro do voto. Em razão disso, eles foram presos e responderão pelo crime. Se a Justiça Eleitoral proibiu, quem não cumpre a regra paga pela desobediência”, explicou o presidente do TRE/DF, Roberval Belinati.
O balanço do TRE mostrou também que houve um princípio de briga na 5º Zona eleitoral entre um fiscal e um administrador do local de votação.
Segundo Belinati, a maior ocorrência foi devido ao derramamento de santinhos, que teve, ao todo, 70 denúncias. Para trabalhar na limpeza das ruas, 601 funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) atuaram durante o domingo. Passagens de carros de som também gerou muitas queixas ao longo do dia.
O TRE certificou que todas as denúncias estão formalizadas ao Ministério Público Federal, e prometeu que nenhuma das queixas ficará sem resposta.
Para o presidente Belinati, o saldo das eleições na capital foi positivo em termos de tranquilidade. “Aqui no DF, a eleição foi realizada em clima de paz. Não tivemos ocorrências graves, e agradecemos às forças de segurança pelo trabalho, com mais de 12 mil policiais espalhados pelos locais de votação”, disse.