Menu
Brasília

Terceiro dia da luta contra o fogo em São João d’Aliança (GO)

Uma das ONGs que participam do controle das chamas em São João d’Aliança é a Rede Contra o Fogo. Por meio do Instagram, a organização disse que mais de 400 hectares de Cerrado já foram queimados

Guilherme Gomes

14/07/2021 9h37

Foto: divulgação

Na tarde de segunda-feira (12), um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de preservação ambiental, na estrada para a Chapada dos Veadeiros, na altura de São João d’Aliança (GO). As chamas estavam em um local de difícil acesso e a falta de uma brigada de bombeiros na região fez moradores, voluntários e brigadistas de ONGs se mobilizarem contra o fogo.

Uma das ONGs que participam do controle das chamas em São João d’Aliança é a Rede Contra o Fogo. Por meio do Instagram, a organização disse que mais de 400 hectares de Cerrado já foram queimados. “Vários quilômetros de uma linha de fogo que passamos a noite toda combatendo. Estamos voltando para casa agora (7am). Não temos chuvas nesse período do ano, o que descarta a possibilidade de fogo gerado por raios”, alertou a ONG.

A brigadista voluntária, Giselle Cavati, explicou que a situação está complicada pela geografia do lugar, com muitas pedras, um cenário muito rupestre. “O fogo está muito entrecortado. A gente sobe e desce sem ter uma linha contínua e isso dificulta o nosso combate”, relatou.

“O principal objetivo é priorizar as residências. O fogo no cerrado é muito rápido e o mato está muito seco. Fizemos o combate ao redor das residências com dois bombeiros e apoio da população. O apoio da comunidade é fundamental para o sucesso da operação”, disse a brigadista Giselle.

A moradora de São João da Aliança, Luara Besson, afirmou que a situação está difícil e voluntários, desde segunda (12), estão lutando para controlar as chamas. “Moro em uma chácara que o fogo chegou perto. Os bombeiros e brigadistas ficaram lá a madrugada toda. Eram mais ou menos 16h30 (de segunda-feira) quando o fogo começou”, disse.

“O trabalho dos brigadistas da Rede Contra Fogo foi essencial, por causa do ótimo equipamento deles, coragem e número. Importante destacar o descaso da prefeitura de São João D’Aliança, que tem um único soprador e não estava funcionando. A ONG chegou aqui com sopradores bons e funcionando perfeitamente, por isso eles conseguem apagar o fogo”, afirmou Luara.

Bombeiros se desdobram mesmo sem ponto de apoio

Mesmo com a falta de uma brigada de Bombeiros na região, equipes da 9ª CIBM de Planaltina (GO) foram deslocados para o local. “Os bombeiros também são heróis. Estamos vendo muita gente falar mal dos bombeiros. Eles tem um equipamento inferior ao dos brigadistas, não é fácil trabalhar assim”, disse Luara Besson.

“Nós vimos esses homens arriscando a vida aqui. Caindo na pedreira e se machucando. A viatura deles furou o pneu aqui no condomínio no meio da confusão ontem. Os moradores seus emprestaram carros para deslocar os bombeiros entre as propriedades com fogo. É muito fácil reclamar do trabalho dos bombeiros sem ver a realidade dura pela qual eles passam”, completou Luara Besson.

Estimativa de controle das chamas

“A nossa ideia é tentar controlar esse incêndio hoje (14), mas controlar não quer dizer que será extinto. Pra dizer isso precisamos de mais um dia pra ver se não terá nenhum foco que pode reacender”, disse a brigadista Giselle Cavati.

Voluntários

Os voluntários que ajudam no combate ao fogo são moradores da região e donos de propriedade, como é o caso da dona Silza Freire. “Ela é proprietária de uma das chácaras, ela passou a noite toda no fogo, não dormiu e hoje continuou no combate. O acesso é difícil e ela guiou os bombeiros para acessar o local”, disse Laura Besson.

Por meio do WhatsApp, os moradores da cidade se mobilizam para conseguir estadia e alimentos para quem está atuando contra o fogo. Uma base foi montada em uma das chácaras próxima à queimada. O local serve para descanso e ponto de encontro

Silza Freire é proprietária de uma chácara em São João d’Aliança e guiou os voluntários e bombeiros na ocorrência. Foto: arquivo pessoal

São João d’Aliança

São João d’Aliança é um município brasileiro do estado de Goiás. É conhecida como “O portal da Chapada dos Veadeiros” e fica a 152 km de Brasília.

A reportagem tentou contato com a prefeitura do município para buscar esclarecimentos sobre a situação, mas não foi atendida. A matéria segue em aberto para posicionamento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado