Por Camila Coimbra
redacao@grupojbr.com
O projeto Tenda+, promovido pelo Hospital São Mateus, oferecerá atendimento médico gratuito à comunidade do Sol Nascente entre os dias 11 e 20 de dezembro. A estrutura ficará localizada na Quadra 105, Conjunto M, Trecho 2, ao lado do terminal rodoviário, funcionando diariamente, das 8h às 17h, incluindo fins de semana.
A iniciativa tem como objetivo levar a estrutura de um hospital privado para a população de forma totalmente gratuita, ampliando o acesso a consultas e exames especializados. A ação é realizada em parceria com a Secretaria de Saúde e o Governo do Distrito Federal (GDF).
Os atendimentos são organizados por meio de agendamentos prévios, realizados pelo aplicativo Atenda+ ou pelo site www.atendaplus.org. “O paciente pode escolher a especialidade e o horário da consulta, garantindo mais comodidade e organização”, explicou Paulo Henrique Badinhani, diretor médico do Hospital São Mateus.


Para aqueles que não conseguirem agendar antecipadamente, as vagas remanescentes são disponibilizadas presencialmente antes de cada dia de atendimento. “Liberamos o agendamento online previamente e, depois, abrimos as vagas presenciais. Assim, conseguimos atender a maior quantidade possível de pessoas”, detalhou o diretor.
Durante os dez dias de atendimento, a Tenda+ oferecerá consultas em seis especialidades médicas: cardiologia, ortopedia, oftalmologia, ginecologia, pediatria e dermatologia. Além disso, os moradores terão acesso a exames laboratoriais, eletrocardiogramas, ultrassonografias, preventivos (Papanicolau), PSA (saúde masculina), Beta HCG (saúde feminina), entre outros.
Com capacidade para atender entre 400 e 600 pessoas por dia, a expectativa é realizar cerca de 3 mil atendimentos e 25 mil procedimentos ao longo do projeto. Segundo Badinhani, a Tenda+ visa complementar o trabalho do SUS e agilizar o acesso a cuidados essenciais.
“Muitas vezes, as pessoas esperam meses, até anos, por consultas com especialistas, como cardiologistas ou ginecologistas. Aqui, conseguimos oferecer um atendimento rápido e eficiente”, destacou o diretor.
Outro diferencial do projeto é a agilidade na entrega dos resultados dos exames. “O paciente faz o exame, e os resultados ficam prontos em até 48 horas. Isso é fundamental para garantir um diagnóstico rápido e iniciar o tratamento quando necessário”, explicou.
Além disso, ele ressaltou que, em casos onde alguma condição de saúde é detectada, o encaminhamento para a rede pública é imediato. “Se identificarmos algo que exija um acompanhamento mais detalhado, já direcionamos o paciente para a Secretaria de Saúde. O objetivo é garantir que ninguém fique sem o atendimento adequado”, complementou.

Próximas edições em 2025
Estrutural: 29 de janeiro a 7 de fevereiro.
Local: Ao lado da Administração Regional, na Área Especial 05, Setor Central.
Ceilândia: 19 a 28 de fevereiro.
Local: Ao lado da Administração Regional, na QNM 13, Módulo B – Ceilândia
Santa Maria: 12 a 21 de março.
Local: Ao lado do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC), na EQ 215/315, Lote B.