A Secretaria de Cultura, juntamente com os Institutos Culturais Nacionais da União Européia (Eunic), e a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) celebrarão na próxima semana, o Dia da Europa, com dois grandes concertos.
O primeiro será ao ar livre neste domingo (9), às 19 horas, no Complexo Cultural da República. Sob a regência do maestro titular Ira Levin, a OSTNCS irá apresentar a abertura da ópera ‘Rienzi’, de Richard Wagner e ‘Ode da Alegria’, o último movimento da Sinfonia n° 9, de Ludwig van Beethoven, hino oficial da Europa e da União Européia.
Na terça-feira (11), às 20h, o evento acontece na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. O programa será o mesmo, porém, com a apresentação da Sinfonia n° 9 de Beethoven na íntegra.
Para a execução das obras foi, especialmente constituído, mediante Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), um Coro Sinfônico de oitenta vozes, criado e preparado pelo maestro Eder Camuzis. Foram convidados também quatro solistas europeus: a soprano Denise Beck, da Dinamarca, a contralto Sara Amorim, de Portugal, o tenor Alexandre Badea, da Romênia e o baixo-barítono Johannes Van Duisberg, da Alemanha, sob a orientação artística da grande soprano Ileana Cotrubas.
Os eventos terão entrada franca. No concerto do dia 11 os convites deverão ser retirados na bilheteria do Teatro Nacional, a partir das 11h do dia 10, até a lotação da sala.
PROGRAME-SE: Concertos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional em comemoração ao Dia da Europa. Domingo (9), às 19h, no Complexo Cultural da República. Entrada franca. Classificação indicativa livre. Terça-Feira (11), às 20h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Entrada Franca mediante retirada de ingressos na bilheteria até a lotação da sala. Classificação indicativa, 12 anos.