Menu
Brasília

SESI Lab e Instituto 3M começam programa para incentivar meninas e mulheres nas ciências

No evento de lançamento, as estudantes e docentes vão conhecer o espaço do SESI Lab por meio de visita guiada

Redação Jornal de Brasília

13/06/2024 16h19

Inspire-se com trajetórias de mulheres que, desde a infância, dedicaram suas vidas à ciência, contribuindo para um futuro mais igualitário

No próximo dia 15 de junho começam as primeiras atividades do SESI Lab Delas, um programa do SESI Lab, apoiado pelo Instituto 3M, para promover o protagonismo de meninas e mulheres em diferentes áreas das ciências. Neste primeiro ciclo, foram selecionadas 25 alunas de escolas públicas do Distrito Federal e da rede SESI que estão entre o 9º ano do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio, além de cinco professoras.

No evento de lançamento, as estudantes e docentes vão conhecer o espaço do SESI Lab por meio de visita guiada e participar de uma roda de conversa sobre equidade de gênero nas ciências com a secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, com a gerente do Instituto 3M & Sustentabilidade, Liliane Moura, e com a pesquisadora em saúde mental e gênero da Universidade de Brasília, Valeska Zanello.

“O objetivo desta primeira etapa é mostrar para essas meninas e mulheres que há caminhos para combater a desigualdade de gênero no meio científico. Queremos estimular interesses e apresentar oportunidades que nem sempre são consideradas viáveis em suas realidades”, explica a superintendente de cultura do SESI, Claudia Ramalho.

Ao longo dos próximos meses, as estudantes e professoras selecionadas participarão de formações em temas como robótica e programação; fabricação digital; metodologia de pesquisa científica e relações entre arte e ciência. Em seguida, elas vão desenvolver projetos de impacto em suas regiões como forma de aplicação dos conteúdos e de conexão entre teoria e prática.

“Para alcançarmos a equidade de gênero nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, na sigla em inglês) e na sociedade como um todo, é essencial promover a educação e o desenvolvimento profissional de meninas e mulheres, fornecendo as ferramentas para que possam desenvolver suas carreiras. Parcerias como esta do Instituto 3M com o SESI para programas como o SESI Lab Delas são essenciais para alcançar esse objetivo”, afirma Liliane Moura.

Participam deste primeiro ciclo do programa estudantes e professoras do Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte (CEMTN), Centro de Ensino Fundamental 26 de Ceilândia, Centro de Ensino Médio 02 do Gama, SESI Taguatinga e SESI Gama.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado