Menu
Brasília

Secretário da Casa Civil anuncia retomada de eventos sociais

Com a nova medida, eventos sociais poderão ser realizados, desde que não exijam uma licença eventual do poder público

Redação Jornal de Brasília

13/05/2021 17h11

Foto: Lúcio Bernardo Jr/ Agência Brasília

Mateus Souza
[email protected]

Durante a coletiva de imprensa sobre as ações do Governo do Distrito Federal (GDF) de combate à Covid-19, nesta quinta-feira (13), o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, anunciou a publicação de um novo decreto, que redefiniu critérios de reabertura de alguns setores relacionados a eventos. A medida deverá entrar em vigor ainda nesta semana.

Com a nova medida, eventos sociais poderão ser realizados, desde que não exijam uma licença eventual do poder público. Isso significa que os estabelecimentos com licença permanente de exercício, como salões de festas especializados, poderão voltar a receber eventos, desde que obedecidos os critérios de segurança sanitária.

As 22 exigências estão listadas no decreto e incluem o uso de máscara, a limitação de até seis pessoas por mesa, o uso de utensílios descartáveis, o distanciamento físico, entre outras. Além disso, os estabelecimentos devem funcionar com 50% da capacidade. O secretário também ressaltou que a realização de shows e a venda de ingressos permanecem proibidas.

Na segunda-feira (10), o índice de transmissibilidade da Covid-19 chegou a 0,96 e gerou questionamentos de jornalistas, durante a coletiva. No entanto, o secretário salientou que o afrouxamento das medidas é decorrente de uma estabilidade e de uma “oscilação esperada” do número de casos ativos (7.258) e do índice de transmissibilidade, que se encontra em 0,86.

Fiscalização

A fiscalização do cumprimento das medidas será realizada pelo DF Legal e pela Vigilância Sanitária, conforme sejam feitas denúncias.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado