A Secretaria de Educação lança, nesta quarta-feira (7), as publicações atualizadas das orientações do Serviço Educacional Especializado desenvolvido no DF, que já estão em prática na rede pública. Sob o título “Orientações Escolares: Fazendo a Diferença”, o conjunto de publicações contém três volumes. Cada volume abrange um eixo de atendimento, a saber:
Orientações Pedagógicas das Equipes – destinadas aos psicólogos e pedagogos, que atuam no suporte a estudantes e professores, buscando os melhores caminhos no âmbito do processo de ensino-aprendizagem, conforme cada caso, tanto de estudantes com necessidades educacionais especiais, como dos demais. São eles que recebem as queixas escolares encaminhadas pelos professores a respeito das dificuldades que os estudantes eventualmente apresentam e buscam o melhor encaminhamento para cada situação.
Orientações Pedagógicas da Educação Especial – dirigida aos profissionais que atendem especificamente estudantes com deficiência e Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), tanto nas classes inclusivas quanto nos centros de ensino especial. O TGD engloba autismo, Síndrome de Rett (anomalia genética que compromete progressivamente as funções motora e intelectual), Síndrome de Asperger (transtorno do desenvolvimento cerebral caracterizado por deficiências na interação social) e transtorno degenerativo da infância.
Orientações Pedagógicas para Orientadores Educacionais – para os profissionais que assessoram as escolas e seus professores do ponto de vista pedagógico, acompanhando o processo ensino-aprendizagem. São estes orientadores que promovem a interface entre os diversos atores da comunidade escolar, como as famílias e as instituições que compõem as redes sociais de apoio à criança e ao adolescente.
O material foi elaborado com a colaboração dos professores da rede pública e será distribuído em todas as escolas. Do evento desta quarta-feira (7) participarão mais de dois mil profissionais da SEDF. Eles receberão um kit com as publicações e, ainda, o Manual do Secretário Escolar. O documento contém informações atualizadas sobre os procedimentos internos das secretarias escolares, que são as responsáveis por registrar tudo que diz respeito à vida acadêmica do estudante.
O evento será aberto pela secretária de Educação, Eunice Santos, e contará com apresentação do Concerto Cultural Brasileiro, da Diretoria Regional de Ensino de Santa Maria. O grupo foi criado há oito anos pelo diretor da DRE, Júlio Moronari. Participam professores, diretores de escolas, estudantes e membros da comunidade. O foco principal é difundir o ensino da cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica, conforme prevêem as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, respectivamente.
Serviço:
Lançamento das publicações “Orientações Escolares: Fazendo a Diferença”
Data: quarta-feira, 7 de abril
Horário: 14h30
Local: Auditório Ruth Cardoso, Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Público alvo: subsecretários, coordenadores e assessores da SEDF, Diretores Regionais de Ensino, chefes de Núcleos de Monitoramento Pedagógico das DREs, coordenadores de Educação Especial, coordenadores das equipes, coordenadores intermediários das DREs (responsáveis pela Educação Especial, equipes especializadas de apoio à aprendizagem e orientação educacional), diretores de escolas, supervisores pedagógicos de escolas, equipes especializadas de apoio à aprendizagem e chefes de secretaria escolar.
Com informações da Secretaria de Educação.