A sala da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, no subsolo do ICC Norte, foi arrombada no último final de semana. Na tarde de segunda-feira, a equipe de seguranças da UnB encontrou as portas do espaço abertas. Folhetos espalhados pelo chão e restos de cachaça, cigarros e pães denunciavam a invasão.
Uma nota de compra do supermercado Big Box apontava que as compras foram feitas na noite de sábado. Os ladrões levaram ainda uma CPU e todos os livros guardados na Associação. Ainda fizeram pixações com palavrões nas paredes da sala.
O professor Davi Santos, da Filosofia, foi o primeiro a perceber o arrombamento. “Saio muitas vezes aqui à noite e não vejo os vigilantes. Assim fica fácil sair com patrimônio da UnB”, afirma.