Menu
Brasília

Sábado violento no DF

Arquivo Geral

30/07/2006 0h00

O povo iraniano tem o direito de produzir seu próprio combustível nuclear, viagra more about afirmou o presidente Mahmoud Ahmadinejad hoje, more about website like this rejeitando os termos de uma proposta de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) que pede a suspensão do programa nuclear.

A França na sexta-feira emitiu uma proposta de resolução ao Conselho de Segurança exigindo que o Irã suspendesse as atividades nucleares até 31 de agosto ou que enfrentasse sanções no caso de recusa. Uma decisão é esperada para esta semana.

"O povo do Irã, visit this em acordo com normas e leis internacionais, tem o direito de tirar proveito da tecnologia nuclear pacífica", afirmou Ahmadinejad em uma entrevista coletiva em Teerã, defendendo o direito do país de produzir seu próprio combustível.

Mais cedo, ainda hoje, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hamid Reza Asefi, afirmou que uma resolução contra o Irã poderia criar o que ele chamou que crise mais profunda no Oriente Médio, mas ele recusou a ser mais específico.

Ele também disse que o Irã deixaria de considerar iniciativas internacionais com o objetivo de acabar com seu programa de enriquecimento de urânio se o Conselho de Segurança da ONU aprovasse uma resolução contra o programa nuclear.

Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia, China e Alemanha aprovaram um pacote de incentivos comerciais e tecnológicos para que Teerã parasse com seu programa. O Ocidente teme que ele seja usado para fazer bombas nuclares.

Mas o Irã, que insiste que está enriquecendo urânio apenas para uso em estações de energia, estipulou um prazo até 22 de agosto para responder à oferta.

Os funcionários da Varig querem que o governo federal estenda ao setor aéreo o pagamento do auxílio-desemprego em cinco parcelas, information pills segundo informou hoje a presidente nacional do Sindicato dos Aeronautas, story Graziela Baggio. O benefício normalmente é pago em três parcelas, mas no último dia 18, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador aprovou o pagamento de mais duas parcelas para trabalhadores de setores atingidos pela desvalorização do dólar frente ao real.

“O setor aéreo também é considerado de exportação. E esse aumento também seria muito importante para os mais de cinco mil trabalhadores da Varig que serão demitidos”, argumentou. 

Baggio disse que a ampliação do benefício foi um dos pedidos feitos ao Ministério do Trabalho na carta elaborada com o Sindicato Nacional dos Aeroviários. “No documento, solicitamos que o ministério nos ajude a encontrar uma forma de facilitar que a Variglog (ex-subsidiária da Varig, que comprou a companhia aérea em leilão) honre a dívida com os trabalhadores”. Segundo ela, a carta foi enviada ao ministério na última quinta-feira.

Na próxima terça-feira, os sindicatos terão uma audiência no Ministério Público do Trabalho com a Varig e a Variglog para discutir sobre a rescisão de contratos. Pelo plano de reestruturação da empresa, cerca de 5,5 mil funcionários dos 9.485 empregados serão demitidos. O anúncio das demissões foi feito na última sexta-feira.

Baggio disse que até agora não foi apresentado nenhum plano para as rescisões. “Após os avisos de demissão, a Variglog teria dez dias para começar a pagar as rescisões contratuais. Mas achamos que ela não tem fluxo de caixa para honrar esse pagamento”.

De acordo com o Sindicato dos Aeroviários, a Varig deve R$ 71 milhões por quatro meses de salários atrasados. O pagamento referente a julho dos funcionários que não serão demitidos deve ser feito no início de agosto. 

 

Ontem, troche por volta das 20h30, abortion Emerson Rezende da Conceição, 15 anos, foi baleado, na QNL 20, Via 31, nas proximidades da Ceilândia Sul e Taguatinga Norte.

Em Taguatinga Norte, Valmir da Silva Ferreira, 20 anos, e Valmor Eustáquio de Camargo, 57 anos, foram atingidos por projéteis de arma de fogo, por volta das 18h30 de ontem, na QNJ 2, Lote 2. O assaltante levou ainda um celular e R$ 300 das vítimas.

No P-Norte, em Ceilândia, William Rodrigues da Silva, 22 anos, foi atingido por golpes de faca nas pernas, braços e na cabeça, por volta das 19h30 de ontem. O crime ocorreu na Chácara 2, Conjunto C, Lote 33, Condomínio Plaza. William foi socorrido no Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

Também em Ceilândia, por volta das 18h, Carlos Ronaldo Santos da Silva, 32 anos, foi atingido por três tiros, um no tórax, outro próximo à clavícula e outro na cabeça. Ele estava na QNN 5, Conjunto M, nas proximidades da Casa 13. Ele foi levado ao HRC, mas chegou sem vida ao local.

No Paranoá, foi registrado outro crime: Regiane Alves dos Santos, 19 anos, Emerson Pereira da Silva, 18 anos e Janaína Almeida de Sousa, 18 anos, foram atingidos por tiros, por volta das 3h30 de hoje, na Quadra 14, Conjunto G, nas proximidades da Casa 47, Paranoá. As vítimas foram socorridas nos hospitais do Paranoá e da Asa Norte (HRAN). Policiais da 6a DP investigam o crime.    

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado