Ícaro Andrade
icaro.andrade@jornaldebrasilia.com.br
O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, reuniu na manhã desta sexta-feira (16), secretários, administradores regionais, líderes comunitários, empresas parceiras do DF para anunciar o balanço das ações do governo no período de 2015 e 2016, e as perspectivas para o ano de 2017. A solenidade ocorreu na Tribuna de Honra, Estádio Nacional Mané Garrincha.
“Tivemos que reduzir secretarias e cargos comissionados no DF desde que assumi essa cidade. Em meio à crise, estamos caminhando em direção ao equilíbrio da economia. Brasília encara hoje uma situação delicada mas vamos fechar o ano com boas notícias e vislumbrar um 2017 mais promissor”, disse Rollemberg.
O governador ressaltou a importância da recuperação de mais de 10 milhões de metros quadrados de áreas públicas que estavam ilegalmente ocupadas e como principal marco a desapropriação da Orla do Lago, onde já está em andamento o processo de revitalização da área por meio da implementação de ciclovia e gramado em toda a obra do Lago Paranoá-DF.

Hugo Barreto
Segundo o governador, no Sol Nascente, em Ceilândia, a retirada de invasões resultou no início de novas obras de infraestrutura na região que agora tem 63 vias asfaltadas e mais 13 quilômetros de drenagem de águas pluviais feitas na região.
Rollemberg disse também que em 2015 o DF iniciou o ano com um déficit de 2,5 milhões e este ano deverá fechar em torno de 1,3 metade do ano passado. Garantiu também que o até o fim do ano todos os servidores terão salários pagos.
Para 2017, o governador disse que é preciso ampliar os investimentos e atrair novos empresários para investir na cidade. “Vamos fechar 2016 ampliando nossos investimentos em relação a 2015. Estamos negociando empréstimos com o Banco do Brasil de 600 milhões de reais para novos recursos DF. Para 2017 a expectativa é positiva”, concluiu.
Mudanças em 2017
Novas frotas de ônibus estão previstas para o início do ano, sendo que para semana que vem, nove veículos movidos a biodiesel já estarão rodando pelas vias do DF.
Na educação, o projeto de educação integral, a universalização da educação infantil para crianças de 4 e 5 anos e a implementação de escolas técnicas também estão previstos para o ano que se aproxima. Segundo o governador, “os alunos do ensino médio do Guará serão os primeiros a receber as mudanças a partir do semestre que vem”, garantiu.
Para Saúde, está prevista a construção do Bloco 2 do Hospital da Criança, que irá abrir mais 202 leitos — 164 de internação e 38 de unidades de terapia intensiva (UTIs). Ainda no sábado serão entregues também 86 novas ambulâncias.