O novo governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), disse em sua primeira entrevista coletiva que a sua prioridade será, já a partir desta terça-feira (20), solicitar à secretaria de Gestão um relatório para saber o número de cargos comissionados. A principal proposta de sua chapa é reduzir em 50% o número de servidores que ocupam esses cargos. Segundo ele, a redução do custo da máquina pública, através dessas e de outras medidas a serem discutidas, vai gerar investimento em segurança, saúde e educação.
O governador tampão do DF, acompanhado da vice-governadora, Ivelise Longhi, avalia a sessão de hoje como uma votação única na história da capital e atribui sua vitória as suas propostas e entendimentos partidários, classificados por ele como legítimos.
Com relação à possibilidade de uma intervenção federal o governador disse não descartar a hipótese, mas pretende trabalhar juntamente com seu time para “mostrar e demonstrar” ao STF e PGR que essa não é uma situação necessária.
Ao ser questionado sobre sua relação com o governador cassado, José Roberto Arruda, Rosso disse não se envergonhar em assumir seus cargos nas gestões anteriores, mas que hoje, o seu objetivo é de passar para o próximo governador um Distrito Federal em boas condições.
50 anos de Brasília
O governador garantiu uma grande festa em comemoração aos 50 anos da Capital. Em seu discurso na tribuna, antes da eleição, ele disse querer comemorar a data através do trabalho, como os pioneiros que ergueram a capital.