Menu
Brasília

Representantes femininas do GDF se reúnem em campanha de doação de sangue

A iniciativa também está em consonância com o Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre esse tema

Redação Jornal de Brasília

06/06/2023 17h30

Foto: Paulo H. Carvalho, da Agência Brasília-DF

Mulheres representantes do Governo do Distrito Federal (DF) se reuniram na estreia da campanha Mulheres no Poder Doando Sangue e Salvando Vidas, nesta terça-feira (6). A campanha é uma iniciativa da da vice-governadora do DF, Celina Leão, com apoio da Fundação Hemocentro de Brasília.

O objetivo do projeto é promover o empoderamento feminino e enaltecer a força da mulher por meio da doação de sangue. A iniciativa também está em consonância com o Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre esse tema.

Neste período, as baixas nos estoques se dão pelo recesso escolar, feriados e alta incidência de doenças respiratórias, condições consideradas um impeditivo para quem quer doar sangue.

Representatividade

Atualmente, o Hemocentro está com estoques baixos de sangue O+, O- e B-. A fundação acolhe doadores de todos os tipos sanguíneos para atingir a meta diária de 180 doações, número considerado ideal para suprir a demanda do DF.

“As mulheres do poder são referências para a sociedade; então, essa campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade por meio dessas mulheres. É uma campanha de amor e de fraternidade, e nós temos que dar o bom exemplo”, afirmou Celina Leão.

Durante o lançamento da campanha, a vice-governadora doou sangue por cerca de seis minutos. “É muito rápido e não dói”, disse. “É um gesto de amor. Estamos muito felizes de estarmos aqui”.

De acordo com a gerente de captação de doadores do Hemocentro, Kelly Barbi, o intuito é fazer alusão a outras lutas femininas. “Nós quisemos reunir a representatividade feminina na política, que ainda não está no ideal, com a campanha de doação de sangue para alavancar as ações femininas”, detalhou.

Iniciativa salva vidas

A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, também marcou presença na campanha. “Estamos prestes a passar por um feriado, e os bancos de sangue tendem a baixar”, lembrou. “Se você tem a possibilidade, faça essa contribuição, faça esse ato constante de doação de sangue”.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, também fez a sua contribuição durante o evento. “Doar é um gesto de amor”, declarou. “O mundo precisa de pessoas que se doam. Temos que nos unir e fazer a diferença na vida das pessoas”.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, compareceu ao encontro e afirmou: “Mesmo não podendo doar, fiz questão de estar aqui pela importância do tema. Vamos salvar vidas”.

Apesar de ter sido um evento cujo foco era o público feminino, isso não impediu que o presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz, fizesse a sua parte. “Estamos extremamente felizes e honrados com esse momento”, disse ele. “É uma iniciativa muito importante. Venham doar. É um processo maravilhoso, não dói e não demora”.

*As informações são da Agência Saúde

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado