A rede pública de ensino do Distrito Federal vivenciou um dia crucial para a participação comunitária, na quarta-feira (22), com as eleições para a Gestão Democrática 2025. O pleito ocorreu em 251 unidades escolares para preencher vagas remanescentes e garantir representatividade. Destas, 239 escolas elegeram somente conselheiros escolares, duas votaram apenas para a chapa de diretor e vice, e dez unidades elegeram representantes para ambas as instâncias, assegurando que nenhuma escola fique sem equipe gestora à frente das decisões.
A Gestão Democrática é um instrumento-chave para a construção coletiva do ambiente de ensino, permitindo que a comunidade escolar discuta projetos, ideias e estabeleça diálogo amplo com os diversos segmentos que compõem a escola. O engajamento da comunidade contribui para encontrar soluções para desafios e promover a melhoria contínua, tanto do espaço físico quanto das estratégias de aprendizagem.
O diretor do Centro de Ensino Médio (CEM) 2 de Ceilândia, Eliel de Aquino, em seu segundo mandato desde 2019, destacou a importância do processo:
“O bacana é essa discussão sobre a escola, a participação de todos os segmentos, as pessoas se interessarem, ter os candidatos que fazem suas campanhas, conversam com os alunos, conosco da direção, com os diversos segmentos. E aí, torna-se uma coisa muito viva dentro da escola.”
CELs e conselhos escolares
Para garantir que o processo eleitoral ocorra de forma organizada, a atuação das Comissões Eleitorais Locais (CELs) é fundamental. Elas são responsáveis pelo registro das chapas, acompanhamento, fiscalização e cumprimento do edital, assegurando a lisura e efetividade das etapas da eleição.
A professora Vânia Rosa, presidente da CEL no CEM 2 de Ceilândia, reforça o papel das comissões:
“Esse ano tivemos um desfalque no conselho escolar que fez a comunidade reconhecer a importância dessa entidade e da participação ativa na Gestão Democrática. Agora estamos com muitos candidatos, desde pais e professores até estudantes. Todo esse processo é muito importante para garantirmos que a verba será utilizada da melhor forma.”
A recomposição dos conselhos escolares, prioridade deste pleito, é essencial para o fortalecimento da democracia interna. O conselho atua deliberando sobre o Projeto Político-Pedagógico (PPP), fiscalizando ações e uso de recursos financeiros, assessorando a direção e mobilizando a participação integrada de todos os segmentos da comunidade escolar. Essa gestão participativa promove transparência, colaboração e melhoria da qualidade da educação.
Com informações da Secretaria de Educação