Menu
Brasília

Quinto capoeirista que espancou produtor se entrega sob vaias

Arquivo Geral

30/08/2006 0h00

O presidente da Venezuela, visit this ask Hugo Chávez, store prestou hoje solidariedade à Síria em sua luta contra Israel e contra os Estados Unidos, check e previu a derrocada do "imperialismo norte-americano".

Chávez, que faz duras críticas à política externa dos Estados Unidos, também disse que vai pedir um lugar na primeira fila se o presidente George W. Bush aceitar o convite feito pelo presidente do Irã para um debate pela TV, e acrescentou que vai torcer para o iraniano.

"A Síria e a Venezuela têm em comum as mesmas posições firmes e a resistência ao imperialismo e à agressão imperialista", disse Chávez numa entrevista coletiva depois de se reunir em Damasco com o presidente sírio, Bashar al-Assad. Chávez falou em espanhol, com a tradução de um intérprete árabe.

"Esta era vai testemunhar o fim do imperialismo americano", disse ele, apontando com uma caneta de laser para um mapa múndi mostrando os países em que Washington já interveio militarmente ou cujos governos ajudou a derrubar nos últimos 50 anos.

Chávez denunciou o que chamou de "crimes nazistas" cometidos por Israel no Líbano durante a guerra deflagrada em julho, e disse que o Estado judeu deveria retirar suas tropas do território libanês e também das Colinas do Gólã, área que capturou da Síria em 1967.

"Nada se compara aos crimes nazistas que Israel cometeu no Líbano e contra os palestinos", disse Chávez, que chegou à Síria na noite de ontem, proveniente da Malásia.

A popularidade de Chávez cresceu enormemente no mundo árabe depois de ele ter retirado o encarregado diplomático por Israel em protesto contra a ofensiva israelense no Líbano. Ele também ameaçou romper relações diplomáticas com Israel.

Sobre o desafio do presidente iraniano a Bush para um debate pela TV, Chávez disse: "Gostaria de sentar na primeira fila e ver Ahmadinejad nocautear Bush".

A Casa Branca chamou a proposta de uma manobra para desviar a atenção da questão nuclear iraniana. O Conselho de Segurança da ONU deu até quinta-feira para que o Irã suspenda o programa de enriquecimento de urânio, sob pena de enfrentar sanções.

Ahmadinejad já chocou o Ocidente com declarações como a de que Israel deveria ser "varrido do mapa". Ele tem mantido um relacionamento bem próximo com o líder venezuelano, que foi a Teerã no mês passado.

O ex-pára-quedista Chávez já cortejou outros líderes anti-EUA, de Belarus a Cuba, tentando criar uma coalizão global contra o "imperialismo".

Hoje Venezuela e Síria também assinaram uma série de acordos de cooperação em setores que vão da agricultura ao petróleo.

Os Estados Unidos impuseram sanções à Síria em 2004, por um suposto apoio ao terrorismo.

Atualizada às 17h25 

O quinto capoeirista acusado de espancar e matar o produtor de eventos Ivan Rodrigo da Silva, troche 29 anos, purchase entregou-se à polícia na tarde de hoje sob vaias. Com prisão preventiva decretada, ed Alexandre Pedro do Nascimento, 24 anos, o Gorila, entrou na 2ª DP (Asa Norte) em meio a protesto de amigos de Ivan, conhecido como Neneco.

Os outros quatro capoeiristas se entregaram ontem à noite e devem ficar presos até o julgamento. A morte de Ivan provocou clima de comoção e revolta na frente da delegacia, onde cerca de cem amigos do produtor se concentram. Nesta tarde, a polícia ouve depoimentos de namoradas dos acusados. O corpo de Ivan será enterrado amanhã, às 14h, no Cemitério Campo da Esperança. O velório começará às 18h.

Há nove dias, Ivan saía da boate Fashion Club, no Setor de Diversões Norte, quando foi espancado por cinco capoeiristas ao reclamar de uma manobra perigosa no estacionamento. Surrado até desmaiar, Ivan teve o intestino perfurado. Submetido a uma cirurgia de limpeza abdominal, o produtor não resistiu ao quadro de infecção generalizada e teve duas paradas cárdio-respiratórias no Hospital das Clínicas, na 910 Sul.

No próximo sábado, às 22h, o show Noite da Paz reunirá seis bandas e cinco DJs em homenagem a Ivan e contra a violência. A renda do evento, que ocorrerá na AABB, será revertida para o pagamento dos dias de internação do produtor.

Leia também:
Capoeiristas podem pegar até 30 anos de prisão
Morre homem espancado por capoeiristas na Asa Norte

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado