Leandro Cipriano
leandro.cipriano@jornaldebrasilia.com.br

Não é à toa que as vagas de estacionamento estão cada vez mais escassas e os engarrafamentos, cada vez maiores no Distrito Federal. Em média, o número de veículos registrados a cada ano na capital federal chega bem perto do dobro do número de crianças que nascem na cidade. Nos últimos quatro anos, por exemplo, a média de nascimentos ficou em 54,8 mil, enquanto o número de veículos novos circulando pelas ruas brasilienses chegou a 88,3 mil unidades.
Só no ano passado, a frota do DF aumentou 6,9% em relação a 2010. Isso representa 84.721 veículos a mais, atingindo a marca de 1.317.721 veículos nas ruas. Vale lembrar que nesta conta não estão os carros emplacados na Região Metropolitana e em outros estados que transitam pelo DF.
As projeções para o futuro não são nada animadoras. De acordo com o diretor-geral do Detran-DF, José Alves Bezerra, o crescimento registrado no ano passado foi menor em comparação com anos anteriores e já é esperado um aumento maior no futuro, principalmente agora que é possível comprar carros novos com isenção de IPVA.
Leia mais na edição desta quarta-feira (21) do Jornal de Brasília.