O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou a implantação de um projeto que prevê o uso de câmeras corporais pelos agentes de trânsito durante operações de fiscalização e patrulhamento, com previsão de funcionamento dentro de 90 dias.
A iniciativa tem como objetivos fortalecer a transparência das abordagens, garantir mais segurança aos servidores e à população e aprimorar a coleta de evidências em situações de fiscalização.
Segundo o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, o uso de câmeras corporais é uma tendência nacional entre órgãos de segurança e trânsito, contribuindo para melhorar as relações entre Estado e cidadão. “As câmeras corporais vão permitir registrar de forma fiel as ações realizadas pelos agentes, trazendo mais segurança jurídica para todos os envolvidos e reforçando a transparência e o respeito ao cidadão”, afirmou.
O projeto prevê o uso de equipamentos modernos, com gravação em alta resolução, armazenamento seguro e integração com os sistemas de gestão do Detran-DF. Além disso, contempla capacitação dos agentes para garantir o uso adequado da tecnologia e a incorporação do recurso às rotinas operacionais de forma eficiente e responsável.
Com informações do Detran-DF