Para ampliar o acesso da população aos serviços públicos, especialmente de quem não pode se deslocar em horário comercial, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) lançou o projeto Na Sua Hora, que leva atendimento itinerante e noturno a regiões administrativas sem unidades fixas do programa Na Hora. A iniciativa começou a funcionar neste mês, com atendimentos das 16h às 22h em locais de grande circulação, como estacionamentos de shoppings.
A estreia do novo formato ocorreu no Lago Norte, onde foram realizados 190 atendimentos nos dias 22 e 23 de julho, no estacionamento do Shopping Deck Norte. As próximas paradas estão previstas para os dias 19 e 20 de agosto, no Águas Claras Shopping, e 2 e 3 de setembro, no Terraço Shopping, no Cruzeiro. O cronograma será divulgado nas redes sociais da Sejus-DF.
“O projeto é inédito e busca atender as pessoas perto dos shoppings, que são locais de grande circulação. A ideia é permitir que, fora do horário de trabalho, os cidadãos tenham acesso aos serviços públicos, com segurança e comodidade”, explicou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Entre os serviços oferecidos estão atendimentos relacionados à Secretaria de Economia (Seec-DF), Detran-DF, Procon-DF, INSS, Defensoria Pública do DF, Caesb, Receita Federal e outros órgãos parceiros. O modelo itinerante foi elogiado por quem já utilizou o serviço.
O empresário John Howard Szerman, de 78 anos, que é deficiente físico, aproveitou a unidade móvel para resolver pendências com o Detran-DF. “Foi rápido, tranquilo, deu para resolver as coisas. Mais prático que ir até a rodoviária”, afirmou.
O aposentado Luiz Fernando Martins, 56, também destacou a agilidade no atendimento. “O tempo total aqui não ficou em 15, 20 minutos, e meu deslocamento foi de oito minutos. Muito mais rápido, muito mais cômodo”, contou ele, que foi fazer a troca de titularidade de um imóvel.
Já a dona de casa Elizabete Souza Lima, 60, que mora no Paranoá, aproveitou uma passagem pelo Lago Norte para buscar informações sobre aposentadoria. “O horário está bom, dá para trabalhar e depois vir aqui. Achei que ia só agendar, mas já resolvi o meu problema”, relatou.
O programa Na Hora, coordenado pela Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão, ultrapassou a marca de 1 milhão de atendimentos em 2025, com média superior a 7 mil por dia. São mais de 170 serviços públicos presenciais, oferecidos em parceria com 20 órgãos.
“Hoje, o Na Hora é um hub de serviços, com cerca de 30 parceiros, que variam conforme a disponibilidade em cada unidade”, destacou Passamani.
As unidades fixas do Na Hora funcionam em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Riacho Fundo, Rodoviária do Plano Piloto, Asa Sul, Sobradinho e Taguatinga. Já a unidade móvel percorre cidades sem atendimento fixo, como Santa Maria e Recanto das Emas, com visitas duas vezes por semana.
A população pode consultar os endereços e contatos das unidades no site oficial da Sejus-DF.
Com informações da Agência Brasília