Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Brasília

Projeto Bastidores irá capacitar e formar aprendizes de áreas técnicas da cena cultural

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, esta foi uma maneira de dar visibilidade desses profissionais

Festival de Cinema de Locarno, um dos mais prestigiados do mundo. O evento acontece entre os dias 04 e 08 de agosto.

IVANA SANT’ANNA

Eles até parecem invisíveis em shows, apresentações, espetáculos ou qualquer tipo de evento cultural. Parecem, mas não são. Ao contrário, são fundamentais para que exista luz e som, por exemplo,  e para que saia tudo na mais perfeita ordem aos espectadores e consumidores de cultura.

Sem essa cadeia de agentes culturais é impossível realizar qualquer evento, como explica o iluminador cênico Moisez Vasconcellos. “ Sem essa engrenagem técnica toda nos bastidores não tem como acontecer nada no cenário cultural”, reforçou.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec) e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Box Cia. da Arte irão capacitar esse profissional por meio do projeto Bastidores, que será realizado durante toda esta semana.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, esta foi uma maneira de dar mais visibilidade às competências desses profissionais da arte. “Durante a execução da Lei Aldir Blanc, a Secec sentiu a força e a urgência de trazer os técnicos e artistas dos bastidores para dentro de suas políticas públicas. Neste ano, abrimos a possibilidade deles, pela primeira vez, pleitearem o Cadastro de Ente Agente Cultural (CEAC), que é a porta de entrada nos editais do Fundo de Apoio à Cultura”, destacou Rodrigues.

O Curso

Vários profissionais, como Moisez Vascocellos, irão atuar no curso que estimula a formação contínua voltada para esses agentes culturais. O projeto Bastidores terá  uma programação fixa de atividades de qualificação e capacitação de profissionais da cultura e cadeia produtiva ligada à economia criativa.

Além de capacitar novos aprendizes, o projeto irá gerar 50 empregos diretos. A expectativa é de que 320 pessoas sejam capacitadas só nas atividades presenciais, estima a Secec.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Programação

Sustentabilidade na Produção de Eventos

Masterclass com Patrícia Mazoni.

Quando: terça-feira, 3/8/21, de 18h45 às 22h45.

Sinopse: A especialista em educação e gestão ambiental pela Universidade de Brasília (UnB) vai guiar os alunos para expandirem seus horizontes na sustentabilidade dentro da produção de grandes eventos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Festivais de Cinema – Da Modelagem à Produção

Masterclass com Henrique Rocha.

Quando: quarta-feira, 4/8/21, 18h45 às 22h45.

Sinopse – Atuante nos processos de planejamento, implementação e gestão de projetos culturais, desde 2009, o palestrante aborda e aprofunda de que forma são feitos o planejamento, a captação, o desenvolvimento e a execução do audiovisual no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Direção de arte com alma

Masterclass com Andrey Hermuche

Quando: quinta-feira, 5/8/21, às 18h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sinopse: O artista visual Andrey Hermuche desvenda os limites da criatividade de cada aluno, com aprofundamento nos valores estéticos e de amorosidade com o trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Oficina de Roadie e áudio básico

Com Frangokaos

Quando: sábado, 14/8/21, das 14h às 18h e das 18h45 às 22h45; domingo, 15/8/21, das 14h às 18h e das 18h45 às 22h45.

Sinopse: Frangokaos revela como é possível rodar o mundo como roadie (profissional responsável por acompanhar bandas e auxiliar o diretor de palco no gerenciamento de equipamentos), e como a elétrica dos instrumentos e das acomodações têm que conversar entre si para proporcionar um espetáculo seguro para músicos e público.

Oficina de Iluminação de palco musical 

Com Moisez Vasconcellos

Quando: Segunda-feira, 9/8/21, das 14h às 18h; quarta-feira, 11/8/21, das 14h às 18h; quinta-feira, 12/8/21, das 18h45 às 22h45; sexta-feira, 13/8/21, das 18h45 às 22h45.

Sinopse: O show é uma experiência multissensorial, ou seja, composta por imagem, som e sensações táteis. A iluminação dita o clima, a atenção do público, atua como efeito especial e sensibiliza o espetáculo.

Criação Visual: vídeo mapping para shows 

Com VJs Grazzi e Lê Pantoja

Quando: segunda-feira, 9/8/21, das 18h45 às 22h45; terça-feira, 10/8/21, das 18h45 às 22h45; quarta-feira, 11/8/21, das 18h45 às 22h45; quinta-feira, 12/8/21, das 18h45 às 22h45.

Sinopse: Um workshop voltado para as etapas de criação e videomapping. Os participantes conhecerão da teoria a finalização passando pelas especificações técnicas como softwares, hardwares e métodos de criação imagética utilizados pelos profissionais da área.

Projeto cenográfico para eventos 

Com MH Cenografia

Com Breno Piuí.

Quando: quinta-feira, 12/8/21, das 14h às 18h; quinta-feira, 12/8/21, das 18h45 às 22h45;

Sinopse: Ensinar a dar vida ao palco e criar uma ambientação que proporcione uma experiência visual convidativa e que aflore sensações únicas ao espectador é o objetivo desta oficina.

Oficina de transmissão on-line para eventos musicais

Quando: terça, 10/08/2021, das 14h às 18h; sexta, 13/08/2021, das 14h às 18h.

Sinopse: Uma adaptação que foi necessária por causa da pandemia virou uma nova forma de fazer negócios. As vantagens são enormes e seu potencial para o futuro é gigantesco.






Você pode gostar