A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) foi convidada nesta quarta-feira (28) a participar do lançamento do programa Pés na Rua, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A iniciativa visa reforçar o acompanhamento e a fiscalização das ações voltadas para a população em situação de rua no DF.
A secretária de Desenvolvimento Social do DF, Ana Paula Marra, ressaltou a importância desse reforço na fiscalização do MPDFT para aprimorar a política no DF e alinhar esforços. “A Sedes está em diálogo constante com o Ministério Público sobre a pauta da população em situação de rua. Eu sei o quanto é complexo, é uma questão estrutural, de desigualdade social. Não é só assistência social. A assistência social garante o mínimo de sobrevivência e estamos falando de pessoas que vivem em extrema vulnerabilidade”, enfatiza. “Esse programa fortalece a nossa parceria com o Ministério Público para consolidação e qualificação das políticas públicas”, completou.
Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do MPDFT, a promotora Polyanna Silvares destacou que a política para população em situação de rua é transversal. “Esse programa é decorrência de um projeto que já funciona no âmbito do MP, que agora vai funcionar de forma coordenada com outras promotorias para fortalecer esse acompanhamento. Só vamos atuar de forma efetiva com garantia de direitos para essa população”, destacou.
Documentário
Na ocasião, o MPDFT também lançou o documentário Caminhos para Casa, com depoimentos de pessoas que viveram anos em situação de rua e superaram essa condição, e disponível no YouTube do órgão.
Um dos convidados a falar no documentário foi o presidente do Instituto Barba na Rua, Rogério Barba. Ele viveu 26 anos na rua, hoje tem a própria casa e está há 10 anos livre das drogas.
“Foi a política do GDF que me ajudou a sair da situação de rua. Foi no Centro Pop da Asa Sul que recebi toda a orientação para saber usar os meus benefícios. Então, o Centro Pop é uma política pública muito importante para toda a população em situação de rua, foi lá que conheci os projetos que hoje eu executo para auxiliar meus irmãos”, revelou.
*Com informações da Agência Brasília