Menu
Brasília

Profissionais da segurança podem agendar vacina nesta segunda (26)

Serão três drive-thrus para atender a esse público: Parque da Cidade (estacionamento 13), Shopping Iguatemi, no Lago Norte, e Faculdade Unieuro, em Águas Claras

Redação Jornal de Brasília

26/04/2021 8h08

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Boa noticia para os servidores da Segurança Pública no DF. A Secretaria de Saúde da capital abre, às 9h desta segunda-feira (26), o agendamento da vacinação contra a Covid-19 para estes profissionais. De acordo com o GDF, são 929 vagas que contemplarão policiais militares, civis e federais; agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF), militares do Corpo de Bombeiros e forças que apoiam o cumprimento de medidas restritivas na cidade.

Para agendar dia, local e horário da vacinação, os profissionais devem acessar a página vacina.saude.df.gov.br. Serão três drive-thrus para atender a esse público: Parque da Cidade (estacionamento 13), Shopping Iguatemi, no Lago Norte, e Faculdade Unieuro, em Águas Claras. A vacinação ocorrerá nos dias 27 e 28 de abril. Essa é a quarta semana em que a Saúde abre vacinação para os profissionais de segurança.

Anteriormente, a vacinação para esse público ocorria em UBSs da Região Centro-Sul. Segundo a Secretaria de Saúde, a mudança nos pontos de vacinação foi uma forma de otimizar o processo de vacinação. Não haverá concorrência entre os membros das forças de segurança para obtenção de vagas. O agendamento tem o objetivo de definir apenas a data, o horário e o local da vacinação.

Público-alvo e critérios

A vacinação para os profissionais das forças de segurança contempla policiais militares, civis e federais, agentes do Detran, militares do Corpo de Bombeiros e forças que apoiam o decreto das medidas restritivas do GDF, conforme previsto pelo Ministério da Saúde. A Secretaria de Segurança Pública enviou à Secretaria de Saúde os nomes e CPFs dos profissionais que serão contemplados neste primeiro momento. A Polícia Federal também enviou os dados.

Visando contemplar os profissionais mais expostos às ações de combate à covid-19, a vacinação ocorrerá de forma escalonada e proporcional, direcionando exclusivamente os seguintes trabalhadores das forças de segurança e salvamento e forças armadas, ordenados por prioridade:

Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;
Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;
Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a covid-19;
Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

Os demais trabalhadores das forças de segurança pública e forças armadas, que não se enquadram nas atividades descritas acima, serão vacinados de acordo com o andamento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Covid-19.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado