Menu
Brasília

Depois de 10 anos, Procissão Náutica de Dom Bosco volta a acontecer no Lago Paranoá

Neste próximo domingo (29), o Lago Paranoá estará em festa para celebrar a retomada da tradicional procissão náutica de Dom Bosco, que desde 2011 não é realizada.

Redação Jornal de Brasília

23/08/2021 19h43

Depois de 10 anos, Procissão Náutica de Dom Bosco volta a acontecer no Lago Paranoá

Entre a programação está prevista a realização da Missa Campal em homenagem ao co-padroeiro de Brasília e a Procissão Náutica de Dom Bosco, em celebração aos 138 anos do sonho do padre italiano e dez anos de operações da Capitania Fluvial de Brasília. Foi no século 19, que Dom Bosco teve a visão de que uma nova e revolucionária civilização nasceria no local onde Brasília foi construída, às margens de um lago, de onde jorrariam leite e mel.

Para a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, a retomada da procissão é um momento único para a história e o desenvolvimento da cidade. ”O nosso governo está resgatando, não apenas a Procissão Náutica de Dom Bosco, mas também, a história da nossa cidade, o turismo náutico valorizando o nosso querido Lago, que é um patrimônio, e queremos, cada vez mais, que a população possa desfrutar, que empresas possam gerar emprego e renda, e que os turistas possam conhecer e saber que o Paranoá é o maior lago artificial do mundo”, afirma a secretária.

A procissão terá início às 8h, com uma carreata que sairá do Santuário São João Bosco (702 Sul) até a Ermida Dom Bosco (QL 28 do Lago Sul). Em seguida, acontecerá a Missa Campal na Ermida Dom Bosco, com início às 10h. A saída da Procissão Náutica de Dom Bosco, com embarques no deck da Ermida Dom Bosco, está prevista para às 12h, e passará pela Ponte JK por volta das 13h30, retornando para a Ermida Dom Bosco às 14h. A dispersão das embarcações está programada para as 15h30. A etapa seguinte será uma carreata da Ermida de São João Bosco até a Paróquia São João Bosco (Núcleo Bandeirante), onde o evento será encerrado com uma missa às 18h.

Essa promoção é uma realização da Secretaria de Turismos do DF (SETUR-DF), com o apoio institucional da Secretaria de Estado de Governo do Distrito Federal (SEGOV-DF), suporte logístico da Marinha do Brasil e vai contar, também, com a participação do Brasília Ambiental e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal – SEMA/DF, além da parceria da Arquidiocese de Brasília, Salesianos, Associação Náutica, Esportiva e do Turismo de Brasília – ASBRANAUT, Federação Náutica de Brasília – FNB e Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e Esportes do Distrito Federal – SINLAZER. A retomada da famosa procissão é um importante passo para o fortalecimento do turismo religioso e do turismo náutico na Capital Federal.

Programação

  1. Saída da Carreata do Santuário São João Bosco (Asa Sul) até a Ermida Dom Bosco (Lago Sul): 08h;
  2. Missa Campal na Ermida Dom Bosco: 10h;
  3. Saída da Procissão Náutica de Dom Bosco, a partir do deck da Ermida Dom Bosco: 12h;
  4. Passagem pela Ponte JK: 13h30;
  5. Retorno para Ermida Dom Bosco: 14h;
  6. Dispersão das embarcações na Ermida Dom Bosco: 15h30;
  7. Carreata da Ermida de São João Bosco até a Paróquia São João Bosco (Núcleo Bandeirante): 16h30;
  8. Missa na Paróquia São João Bosco: 18h.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado