Menu
Brasília

Postos do DF são notificados por lesar consumidor

A operação segue até sexta (12) para verificar a qualidade dos combustíveis, transparência na divulgação dos preços ao consumidor e mais

Camila Bairros

11/08/2022 10h48

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Começou ontem (10) a segunda edição da Operação Petróleo Real, que tem como objetivo fiscalizar 90 postos de combustível de Brasília e do Entorno. E logo no primeiro dia, dos 31 postos visitados, cinco foram notificados por lesar o consumidor na entrega de combustível.

Esses postos estavam disponibilizando o produto abaixo do limite da margem de erro estipulado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Por isso, três bombas foram interditadas.

Ao total, 180 bombas e 223 bicos foram fiscalizadas, e 722 testes de qualidade aplicados. Além disso, os agentes perguntaram a 208 funcionários sobre os empregadores, para saber se os direitos de trabalho não estavam sendo violados.

A operação, comandada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), segue até sexta-feira (12) para verificar desde a qualidade dos combustíveis e a transparência na divulgação dos preços ao consumidor até questões de licenciamento ambiental e de crimes contra a ordem econômica.

Todas as informações colhidas serão encaminhadas para a Polícia Federal e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para apuração de possíveis crimes. Posteriormente, a Operação Petróleo Real também será realizada nos demais estados brasileiros.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado